Leia: “Brasileiros, com a mesma clareza com que me habituei a falar-vos, venho, hoje dirigir-me a vós para solicitar a vossa cooperação leal e decidida em prol de uma campanha que hoje se inaugura: a campanha da borracha (...) As armas aliadas precisam de mais borracha, dessa borracha que existe, não só no extenso Vale Amazônico, mas em Mato Grosso e em vários pontos do território nacional (...) A solidariedade dos vossos sentimentos me dá a certeza prévia da vitória desta campanha que nos dará mais borracha para vitória...” (Fragmento do discurso pronunciado por Getúlio Vargas, em Junho de 1943, citado por Pedro Martinello, 1988). O trecho do discurso acima, pronunciado pelo presidente Getúlio Vargas, no lançamento do Mês Nacional da Borracha, evidencia o envolvimento do Estado brasileiro em aumentar a produção e exportação da borracha brasileira, em particular, a amazônica, como forma de atender aos esforços de guerra dos aliados, fundamentalmente, no contexto de vigência dos * a) Acordos de Pardo. b) Acordos de Montevidéu. c) Acordos de Washington. d) Acordos de Ayacucho
Respostas
A alternativa correta sobre o discurso de Getúlio Vargas e a produção e exportação da borracha amazônica é: "c) Acordos de Washington"
Para isso, é preciso compreender o tema dos Acordos de Washington dentro da posição brasileira sobre a Segunda Guerra Mundial.
Brasil e a Segunda Guerra Mundial
A posição do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi de ambiguidade durante boa parte do período, sem se posicionar favorável a algum lado do conflito.
A situação se altera com a assinatura dos Acordos de Washington, de 1942, em que os Estados Unidos se comprometem a comprar matéria-prima brasileira.
Em troca, os Estados Unidos forneceriam auxílio na industrialização do Brasil, sobretudo na construção da Companhia Siderúrgica Nacional, localizada no município de Volta Redonda.
Para mais sobre Getúlio Vargas, leia: https://brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ1