Em maio de 2021, a revista Isto É, publicou uma reportagem sobre o abandono dos idosos no Brasil. No site da revista, a matéria é ilustrada por uma foto que mostra uma senhora idosa sentada à beira de uma calçada, com a mão estendida em um pedido de esmola. Ao fundo veem-se, desfocadas, as pernas dos passantes, que ignoram o gesto de súplica.
Leia os textos I e II e as afirmações sobre eles, para responder à questão.
Texto I
O abandono dos idosos no Brasil
Com a ilusão de ser eternamente jovem, País sofre com o aumento da expectativa de vida da população. Falta de planejamento gera impasses de difícil solução, como o crescimento do número de pessoas em asilos e a falta de uma poupança para garantir uma boa velhice
Um país eternamente jovem está com dificuldades para lidar com seus cabelos brancos. Ficar vivo por mais tempo, o que deveria ser uma boa notícia para todos, virou um desafio econômico pessoal para os brasileiros — e uma bomba relógio de efeitos incalculáveis para o sistema de assistência social. Na parte baixa da pirâmide, onde estão os mais pobres, começa a ser sentido o aumento no número de idosos desamparados pela família. Os albergues públicos estão lotados e a demanda por vagas entre pessoas de mais de 60 anos não para de crescer, segundo estudo do Ministério do Desenvolvimento Social. Entre os mais favorecidos, o problema é de falta de poupança e planejamento. Levantamento recém-concluído pelo Banco Mundial indica que os brasileiros de todas as idades são pouco precavidos, parecem ocupados demais com seus problemas no presente e não estão se preparando para a velhice. Apenas 11% declaram fazer economia para o futuro, contra uma média global de 21%.
Texto II
Art. 4 o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
§ 1 o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.
§ 2 o As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
Art. 5 o A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.
Art. 6 o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.
Art. 7 o Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, previstos na Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos do idoso, definidos nesta Lei.
Leia as afirmações sobre a relação entre a foto e os dispositivos do Estatuto do Idoso
I- A foto que ilustra a reportagem tem valor argumentativo, pois sugere que é impossível que a sociedade brasileira cumpra o que dispõe o ARt.6o do Estatuto do Idoso.
II- A situação da senhora mostrada na foto é exemplo de atentado, por omissão, aos seus direitos (Art. 4º do Estatuto do Idoso).
III- A foto mostra uma violação de direitos, que deveria ter sofrido intervenção dos poderes públicos.
IV- A imagem não mostra uma transgressão da lei, pois a decisão de pedir esmola foi da senhora fotografada e ela é um exemplo do que afirma OMS sobre os brasileiros não serem precavidos e não se prepararem para a velhice.
Estão corretas as afirmações
A
I e II.
B
II e III.
C
I, II e III.
D
I e III.
bribriblack0:
A resposta é II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
I,
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
l e lll
Explicação:
gabarito do plurall
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás