Respostas
Resposta:
O DIP tinha o objetivo de difundir a ideologia estado-novista e promover pessoal e politicamente o chefe do governo Getúlio Vargas, bem como as realizações governamentais.
Explicação:
Como ocorreu em todos os regimes ditatoriais do século XX, o Estado Novo teve a propaganda como uma de suas principais armas de manutenção do controle sobre a sociedade, bem como a intervenção direta sobre a circulação das informações e a difusão das atividades culturais.
O DIP era responsável por realizar todas as ações que fossem promover a ideologia da ditadura do Estado Novo. O grande alvo desse órgão era propagar essa ideologia pelas classes populares do Brasil e suas duas funções básicas eram realizar a propaganda oficial do governo e promover a censura das informações.
Resposta:Aspectos de um projeto político dedicado a
difundir no imaginário infantil, princípios básicos da mentalidade que
deu suporte ideológico ao regime varguista: autoridade, hierarquia,
ordem e patriotismo.
Explicação: Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), por meio de propaganda política e sofisticada produção editorial,
encarregou-se de difundir na opinião pública os princípios da autoridade, hierarquia,ordem e patriotismo. Vale mencionar, princípios básicos da mentalidade que deu suporte ideológico ao regime implantado em 1937.Entre os distintos campos/ suportes de produção, difusão e legitimação do ideário nacionalista, as cartilhas escolares emergem não apenas articuladas à política de escolarização primária, mas, também, ao projeto político mais amplo emanado do Estado.