Respostas
Resposta:
Modelo de Redação sobre o Uso da Tecnologia na Educação
Modelos de redação
Modelo de Redação sobre o Uso da Tecnologia na Educação
Confira o modelo de redação sobre o tema O uso da Tecnologia na Educação, veja os argumentos e os repertórios para se inspirar e arrasar na Redação!
Modelo de Redação sobre o Uso da Tecnologia na Educação
Escrito por Prof. Raquel Lima
Atualizado em 24 de Junho de 2022
Eaí vestibulando, beleza?
É inegável que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo, influenciando cada vez mais a comunicação.
Dessa forma, ela poderia ser utilizada como aliada na educação brasileira, que ainda organiza-se de forma arcaica de desestimulante.
Esse assunto tem sido cada vez mais discutido, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19, e pode ser escolhido como tema das próximas edições do ENEM.
Por isso, fique de olho nesse tema e veja uma redação sobre "Desafios no uso das tecnologias na educação brasileira", compare com a sua redação e se inspire:
INTRODUÇÃO:
É evidente que desafios precisam ser superados com relação ao uso de tecnologias na educação brasileira. Embora a Revolução Industrial represente o início do avanço digital, o Brasil ainda carece de progressos nesse quesito, pois apesar desta ciência ser benéfica no processo de ensino-aprendizagem, ela não é amplamente utilizada pela desigualdade de acesso à internet existente no país. A consequência disso é o baixo interesse por parte dos estudantes, o que provoca a evasão escolar em massa.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente é fundamental destacar que o acesso aos recursos digitais não é um benefício experimentado por todos. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros não estão inseridos na internet; isto representa um impasse com relação ao uso de tecnologias no contexto educacional do país. Embora a Constituição Federal garanta como direito social o acesso à educação, ela não é oferecida de forma adequada, visto que ocorre negligência por parte do Governo no âmbito educacional pela redução frequente de verbas destinadas às escolas e ao ensino, o que confirma a desigualdade existente no país.
Deve-se ressaltar também que o cenário arcaico das escolas brasileiras acaba por incentivar a evasão escolar no país. Atualmente, a organização escolar tende a ser desinteressante para o aluno; em muitos casos se a tecnologia fosse usada no contexto de aprendizado isso não aconteceria. Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, afirma que "Ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Dessa forma, torna-se vital o uso das tecnologias nessa conjuntura, pois esse recurso pode ser usado como mecanismo capaz de tornar o ensino mais leve e atrativo e auxiliar os professores em sala de aula.
CONCLUSÃO
Logo, medidas são necessárias para resolver o problema discutido. O Ministério da Educação deve oferecer capacitação online para os professores nos finais de semana por meio de vídeos, materiais de apoio e tarefas para que eles se sintam preparados para inserir a tecnologia no ensino e enfrentarem os possíveis desafios que surgirem. Dessa maneira, o ensino brasileiro se tornará mais atrativo aos adolescentes e poderá impedir o problema da evasão escolar. Urge também que o Ministério da Educação invista em tecnologia através de verbas públicas para tornar menos desigual a educação. Assim, o ensino será mais justo e igualitário para que todos desfrutem dos benefícios tecnológicos originados na Revolução Industrial.