Respostas
Explicação:
Estou supondo que sua pergunta não é direcionada ao ensino superior, então vou dar a resposta com base na minha experiência como alguém diagnosticado com TDAH e o conhecimento que eu adquiri por pesquisas, orientação médica etc. (Ou seja, prefiro que você use isso para ajudar a desenvolver sua resposta)
Bom, de notável... Posso dizer que é relativamente provável que desde a infância já vai ser BEM perceptível.
Abordando inicialmente de forma superficial, TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, de acordo com o site oficial da Associação Brasileira do Déficit de Atenção: "Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade".
Ok, então isso significa que para ter TDAH eu preciso ter DESATENÇÃO, INQUIETUDE E IMPULSIVIDADE? Bem... Depende. Os três são um resumo bem básico do que a condição é, mas além de estarem em proporções diferentes (as vezes um pode ser forte e outro mais fraco eft), não é só isso.
O TDAH pode afetar muitos aspectos na vida de uma pessoa de forma perceptível ou nem tanto. Algumas pessoas podem ter dificuldades de manter uma conversa com alguém sem perder a atenção no momento, estudar por apenas uma hora, assistir uma aula ou passar 5 minutos sem ficar cutucando a janela do carro etc. Mas além disso tudo, seu humor, memória e até sentimentos no geral podem ser afetados e talvez nem se sabe que pode haver influência do TDAH nisso.
Puxando para o relato pessoal, já começo dizendo que repeti de ano antes do primeiro ano do fundamental 1, demorei aprender a ler, fui expulso de colégio e sempre fui um desafio para todos e para mim, e até hoje sou na verdade (dificuldade no estudo, no social, sentimentos, não paro quieto etc).
Eu sempre botei a culpa mim, mas por curiosidade perguntei a minha psiquiatra, ela me deu um teste e me fez uma série de perguntas e não demorou muito para dizer que eu possuo o transtorno.
Talvez você queira explorar uma fonte de maior autoridade para uma análise mais confiável/correta de tudo aqui, no geral (recomendo sites oficiais e reconhecidos de medicina), mas como bônus, pelo meu conhecimento, o TDAH é causado por uma alteração anormal no cérebro dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina e pode ser (mas nem sempre será) genético, inclusive minha mãe e meu irmão tem.