O gráfico seguinte, elaborado com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) - Contínua Educação 2019, apresenta o percentual de analfabetismo entre negros e brancos
Respostas
Sobre o gráfico que apresenta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) - Contínua Educação 2019, é correto concluir que as taxas de analfabetismo estão relacionadas, no âmbito escolar, à desigualdade entre negros e brancos (item II) (letra A).
Analfabetismo e desigualdade racial
Sabe-se que, no Brasil, há uma grande variedade de raças e etnias que convivem em um mesmo território nacional. Entretanto, devido a heranças históricas, culturais e sociais, o racismo e a desigualdade racial ainda são presentes, sendo capazes de justificar a diferença entre as taxas de analfabetismo entre os brancos e os negros.
Outra questão sobre desigualdade racial:
https://brainly.com.br/tarefa/1560729
#SPJ11
Resposta:
a sentença II.
Essas taxas de analfabetismo estão relacionadas, no âmbito escolar, à desigualdade entre negros e brancos – quanto ao acesso e ao desempenho.
Explicação:
Você compreendeu que as taxas de analfabetismo, maiores entre os negros do que entre os brancos, estão relacionadas ao insucesso dos negros no contexto escolar: desestimulados pelo fracasso escolar, podem até abandonar a escola, engrossando as taxas representadas no gráfico. Como a capacidade de aprender não é prerrogativa dos brancos, comprova-se a tese de que sistematicamente os negros recebem tratamento que não lhes permite superar as diferenças que trazem Essas taxas de analfabetismo estão relacionadas, no âmbito escolar, à desigualdade de tratamento dos negros: não há, via de regra, estratégias e políticas de equidade que permitem que essa população supere as diferenças sociais e culturais que aportam às escolas. Assim, elas se transformam em diferenças de aprendizagem.