• Matéria: Filosofia
  • Autor: Velininha1799
  • Perguntado 3 anos atrás

No livro vii da república, platão apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com esse mito ele pretendia:

Respostas

respondido por: jronimartins
0

Resposta:

Pretende explicar a condição de ignorancia em que vivem os humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. A caverna em questão representa o mundo onde vivemos, as imagens distorcidas representam a falsidade dos sentidos, enquando as correntes representam as opniões arraigadas nos humanos, que os impedem de conhecer a verdade (quem acha que a tudo conhece, então este está acorrendado para novos conhecimentos).

Então poderiamos dizer que a vida dentro da caverna,por aqueles que ali estavam aprisionados e conheciam o mundo apenas através de imagens distorcidas, recebiam ma falsa percepção da realidade. Este seria o mundo sensível de Platão.

Enquanto que aquele humano que conseguiu sair da caverna passa a ter uma percepção de mundo que também envolve o uso da razão., pois já não está mais limitado a imagens distorcidas e preconceitos (aquilo que definia como verdade). Este seria o mundo inteligivel de Platão.

Explicação:

Perguntas similares