Para estabelecer um histórico a respeito da produção de desigualdades no brasil, devemos abordar os processos de colonização, uma vez que o país foi conquistado por portugal, fazendo parte de todo um planejamento de expansão territorial de nações europeias no século xvi. Estamos nos referindo a:
Respostas
As desigualdades sociais e raciais na educação brasileira devem ser abordadas pelos processos de colonização europeia.
Resposta: Letra B.
Colonização
Com o crescimento populacional e econômico de vários países da Europa e da Ásia (mongóis e japoneses) levou a um novo tipo de colonização caracterizada pela dominação (às vezes extermínio) de povos que ocupavam territórios distantes, formando os impérios coloniais.
A escravidão é uma relação existente há muito tempo na história da humanidade. Já na Antiguidade, o Código de Hamurábi (civilização babilônica) propunha itens discutindo a relação entre escravos e senhores. Um dos aspectos mais importantes das colonizações da Idade Moderna foi a escravidão negra, onde grande parte da população africana foi “exportada” para as Américas.
No século XIII, os reis mongóis depois de Genghis Khan estabeleceram o maior império colonial já construído, abrangendo quase toda a Ásia e partes da Europa Oriental.
Os japoneses começaram a se expandir no final do século XIX e na Segunda Guerra Mundial governaram a Coreia, a maior parte da China, Indochina, Filipinas e o que era então as Índias Orientais Holandesas (agora Indonésia).
O colonialismo europeu cobriu a maior parte do mundo fora do continente, as Américas e a Austrália foram totalmente ocupadas até o século XVII, e a maior parte da África foi ocupada até o início do século XIX.
Para mais informações sobre desigualdade social e pobreza, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51580530
#SPJ11