“[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços -, ela exerce uma nova função.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da escola ao exercer uma nova função na cidade que educa:
A O objetivo é a formação para e pela cidadania.
B O objetivo é educar a cidade.
C Fortalecer a democracia da população.
D Esclarecer os motivos que levaram à fundação de uma associação internacional de cidades educadoras.
E Analisar criticamente um assunto e aproximar conhecimentos teóricos e práticos.
Respostas
Uma função bastante evidente de cidades que educam estão alinhadas com a percepção de aproximar conhecimentos teóricos de práticos, de forma mais crítica (Alternativa E).
Como atuam as cidades educadoras?
Cidades educadoras evidenciam a importância de se formar cidadãos para o bem educativo, no sentido de se formarem cidadãos críticos e conscientes.
Por conta disso, sempre buscam aproximar os indivíduos de suas realidades, assim como problematizar questões referentes ao seu cotidiano. Estes espaços geram questões mais importantes, assim como realizam uma análise mais crítica e minuciosa.
O objetivo é justamente aproximar teoria de prática, para que se possibilite um entendimento mais aprofundado, assim como um raciocínio mais crítico das problemáticas.
Mais sobre cidades educativas: brainly.com.br/tarefa/25023475
#SPJ11