Muito se fala sobre a importância da parceria da escola com a comunidade em que está inserida. Com relação a essa parceria, quais das frades a seguir retratam verdades?
Respostas
Resposta: e ) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
Explicação:
I. Escola e família são instituições distintas e assim devem seguir. Uma não deve opinar e participar do trabalho da outra, uma vez que, se isso acontecer, corre-se o risco de haver interferência de uma em outra.
II. O fato é que entre comunidade (e, aqui, dando destaque para as famílias dos alunos) e escola deve haver um elo de parceria, de respeito e de crescimento mútuo.
III. A parceria entre família e escola tem que servir para a escola poder apresentar seus objetivos, solicitar (e agradecer) apoio e explicar qual a relevância das ações pedagógicas realizadas.
IV. Ao abrir as portas para a comunidade, a escola também fica mais vulnerável, uma vez que aceita receber as críticas, os pedidos e a análise de quem vê a realização da tarefa educativa por outro ângulo.
V. A parceria entre família e escola cria uma vulnerabilidade escolar desnecessária. Como nem sempre os pais entendem o que a escola realiza, deixar que eles se manifestem na escola é permitir que interfiram no ambiente e nas práticas educativas, o que não é desejável.