As adaptações curriculares no nível do projeto pedagógico devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio. Elas devem propiciar condições estruturais para que possam ocorrer no nível da sala de aula e no nível individual, caso seja necessária uma programação específica para o aluno.
Essas medidas podem se concretizar nas seguintes situações ilustrativas:
A escola flexibiliza os critérios e os procedimentos pedagógicos levando em conta a igualdade dos seus alunos
O contexto escolar não permite discussões e propicia medidas diferenciadas metodológicas e de avaliação e promoção que contemplam as diferenças individuais dos alunos
A escola favorece e estimula a diversificação de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino, de modo que ajuste o processo de ensino e aprendizagem às características, potencialidades e capacidades dos alunos
A comunidade escolar não realiza avaliações do contexto que interferem no processo pedagógico
Respostas
respondido por:
2
As medidas serão concretizadas a partir do entendimento de que a escola deve buscar a flexibilização e adaptação frente às necessidades dos próprios indivíduos (Alternativa D).
Como a escola se adapta às necessidades dos alunos?
A adaptação das escolas frente às necessidades dos alunos corrobora com um dos preceitos básicos da inclusão. O processo de ensino e aprendizagem se faz presente a partir da possibilidade de ajustes de procedimentos e estratégias para as própria potencialidades e capacidades dos alunos.
Para isso, é preciso que a escola realize um diagnóstico prévio referente aos alunos com necessidades especiais, para que haja um olhar mais direcionado e personalizado.
Mais sobre adaptação das escolas: brainly.com.br/tarefa/24646859
#SPJ11
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás