Normalmente, o leitor aborda os textos que lê de maneira diferente, em virtude dos variados objetivos que podem motivar sua leitura. Desse modo, ele pode realizar leitura de "busca de informação", de "estudo de texto", de "pretexto" ou de "fruição do texto", por exemplo. Avalie as afirmações a seguir considere (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Ao realizar a leitura "busca de informação", o leitor quer extrair uma informação pontual do texto, ele vai ao texto com uma pergunta a ser respondida. II. Ao realizar a leitura como "pretexto", o leitor pretende utilizar o texto lido como base para outra atividade, como escrever uma resenha, por exemplo. III. Na "fruição de texto", o leitor lê de forma voluntária e gratuita, isto é, por vontade própria e sem objetivos outorgados por outrem. Assim, é a leitura por prazer, por lazer, pelo prazer estético da arte literária ou pelo prazer de "conhecer" apenas. IV. Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking (Intrínseca, 1988), é um livro que pode ser lido com o objetivo de "fruição do texto", embora traga um texto científico. Essa obra aborda, entre outros assuntos, o tempo e duas teorias complexas que descrevem o universo: a relatividade geral e a mecânica quântica. V. Um livro como O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry (Agir, 2009), não pode ser lido com certos objetivos. Por exemplo, ele não pode ser ?pretexto? para o leitor praticar a leitura em voz alta; não pode objetivar uma "busca de informação" ou o "estudo do texto", por ser literário. As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Respostas
I. Ao realizar a leitura "busca de informação", o leitor quer extrair uma informação pontual (ou as ideias principais) do texto. Normalmente, ele vai ao texto com uma pergunta a ser respondida e ignora o resto. A afirmação I é verdadeira - V.
II. Na leitura como "pretexto", o leitor tem o intuito de utilizar o texto lido como base para outra atividade, como escrever uma resenha, uma dramatização ou fazer uma ilustração. Podemos dizer que afirmação II é verdadeira - V.
III. Na "fruição de texto", o leitor lê de forma voluntária. Ou seja: é a leitura por prazer, por lazer, pelo prazer estético da arte literária ou pelo prazer de "conhecer" apenas. A afirmação III é verdadeira - V.
IV. Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking (Intrínseca, 1988), é um livro que pode ser lido com o objetivo de "fruição do texto". Ele não é um texto científico, é um texto literário que aborda conceitos científicos, como tempo e duas teorias complexas que descrevem o universo: a relatividade geral e a mecânica quântica. A afirmação IV é falsa - F.
V. Um livro literário como O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry (Agir, 2009), por, sim, ser lido com diversos objetivos. Ele pode ser lido como "pretexto", como "busca de informação" ou para "estudo do texto". A afirmação V é falsa - F.
São verdadeiras as afirmativas I, II e III.
A sequência correta é V - V - V - F - F.
Diferentes abordagens de leitura
Entre as diferentes abordagens de leitura, podemos destacar:
- Leitura de “busca de informações”, onde o objetivo é extrair informações específicas ou a ideia geral do texto;
- Leitura do tipo "pretexto", em que o texto é utilizado como base para outra atividade;
- Leitura de "fruição de texto", onde o leitor lê de forma voluntária, por prazer.
Veja mais uma questão relacionada à leitura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49396748.
#SPJ11