• Matéria: Filosofia
  • Autor: geivisonsantos9
  • Perguntado 3 anos atrás

a) Descreva qual a crítica hobbessiana à concepção antropológica aristotélica. Ao mesmo tempo, a partir dessa crítica de Hobbes, explique a importância do novo paradigma sobre o qual se fundamentará a compreensão da propriedade privada enquanto um direito fundamental.

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

Hobbes critica o fato de que, para Aristóteles, o ser humano seja único e seja voltado e inclinado ao bem. Na verdade, o sujeito é mau e egocêntrico.

Para que haja paz entre as pessoas, é importante que aconteça a abdição em relação à liberdade humana para a preservação dos direitos fundamentais, como a propriedade privada.

A concepção de Hobbes

O estado de natureza como sendo uma esfera de guerra de todos contra todos, ou seja, ele é um espaço de luta pela sobrevivência e os homens, embora livres, são egoístas, ambiciosos e não controlam seus impulsos.

A solução, para Hobbes, está na proclamação de um Estado soberano, onde os homens e as mulheres abdicam da sua liberdade, assinam um pacto social e conseguem conviver de forma harmônica, pois o Estado é uma esfera consensual e garante a segurança e o bem-estar aos indivíduos.

Saiba mais sobre Hobbes em: brainly.com.br/tarefa/5429963

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares