• Matéria: Geografia
  • Autor: AnaCarolinamp2013
  • Perguntado 3 anos atrás

No japão, as mortes causadas pelo trabalho excessivo recebe o nome de karoshi, termo criado na década de 1980. Nos últimos anos, há registro de vários casos de jovens que cometeram o suicídio pela carga horária excessiva. Sobre essa realidade, leia as assertivas: i. O suicídio pode ser considerado uma consequência extrema do estresse ocupacional. Isso, pois há profissionais que se submetem a longas jornadas de trabalho, gerando consequências psicológicas e físicas. Ii. Na atualidade, o termo karoshi ganhou uma maior expressão devido aos recentes casos de jovens que, por conta da estafa e pressionados, muitas vezes, pela empresa em que trabalham, são acometidos pela exaustão tanto física quanto a psíquica. Iii. Os casos de suicídio decorrentes da exaustão profissional é um problema enfrentado pela população japonesa e devem servir de alerta aos demais países, os quais devem criar estratégias de prevenção para que o número de profissionais que adoecem ou cometem o suicídio diminua. Iv. Podemos inferir que os episódios de karoshi devem ser analisados, considerando, por exemplo, as causas que se referem às características do trabalho, tais como a sobrecarga e o trabalho noturno, bem como os fatores organizacionais, uma vez que a empresa deve se atentar quanto ao bem-estar do trabalhador e criar as condições adequadas para a realização das atividades. Está correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: cleidirleonardo
5

Resposta:

 O suicídio pode ser considerado uma consequência extrema do estresse ocupacional. Isso, pois há profissionais que se submetem a longas jornadas de trabalho, gerando consequências psicológicas e físicas.

II. Na atualidade, o termo karoshi ganhou uma maior expressão devido aos recentes casos de jovens que, por conta da estafa e pressionados, muitas vezes, pela empresa em que trabalham, são acometidos pela exaustão tanto física quanto a psíquica.

III. Os casos de suicídio decorrentes da exaustão profissional é um problema enfrentado pela população japonesa e devem servir de alerta aos demais países, os quais devem criar estratégias de prevenção para que o número de profissionais que adoecem ou cometem o suicídio diminua.

IV. Podemos inferir que os episódios de Karoshi devem ser analisados, considerando, por exemplo, as causas que se referem às características do trabalho, tais como a sobrecarga e o trabalho noturno, bem como os fatores organizacionais, uma vez que a empresa deve se atentar quanto ao bem-estar do trabalhador e criar as condições adequadas para a realização das atividades


MarceloRN1: ll e lll e lV ?
respondido por: ambientalgestor
7

As respostas corretas são "I, II, III e IV". Conforme as alternativas, podemos compreender que:

  • O suicídio é consequência do estresse ocupacional;
  • O termo "karoshi" está ligado à exaustão tanto física quanto  psíquica;
  • O suicídio decorrente da exaustão profissional é um problema enfrentado pela população japonesa e devem servir de alerta aos demais países; e
  • As causas de "karoshi" devem ser analisados quanto a sobrecarga e o trabalho noturno, bem como os fatores organizacionais.

Quais os problemas advindos do trabalho excessivo?

O trabalho em excesso pode gerar diversas cargas negativas no trabalhador, configurando uma depressão que pode levar ao suicídio. Por estes motivos, é importante que as empresas estejam cientes desta situação e não ocasionem trabalhos em tempos excessivos aos seus funcionários.

Saiba mais sobre Japão: brainly.com.br/tarefa/4716593

#SPJ2

Perguntas similares