Respostas
Resposta:
Os mecanismos que impedem a turgescência de uma célula animal estão descritos na Explicação.
Explicação:
Iniciamos com o conceito de Tonicidade, que nada mais é do que a capacidade de uma solução extracelular promover a entrada ou a saída de água de uma célula viva.
Agora, vamos descrever 03 situações:
1ª situação: uma célula é colocada em uma solução hipertônica (mais concentrada).
Pela diferença de concentração (concentração de soluto na solução hipertônica é maior que a concentração dentro da célula e os solutos não têm a capacidade de atravessar a membrana da célula), ocorrerá fluxo de água para fora da célula, com o intuito de diluir a solução hipertônica. Decorrente do fluxo resultante de água, a célula perderá o seu volume e murchará, evidentemente.
2ª situação: uma célula é colocada em uma solução hipotônica (menos concentrada).
Haverá um fluxo resultante de água para dentro da célula. Consequentemente, a célula ganhará volume.
3ª situação: uma célula é colocada em uma solução isotônica.
Não se observará fluxo resultante de água, nem para dentro, nem para fora da célula, com o volume da célula permanecendo estável.
Em resumo:
Caso uma célula seja exposta a uma solução hipertônica, a água sairá da célula e a célula encolherá, com a diminuição de seu volume interior.
Por sua vez, caso a célula seja colocada em um meio isotônico, não haverá movimento resultante de água. Portanto, não será observado alteração no tamanho da célula.
Ao final, se colocada em um meio hipotônico, a água entrará na célula e a célula inchará, com aumento de seu volume interior.
Na célula animal, a Membrana Plasmática é semipermeável, estando sob sua responsabilidade o transporte e a seleção das substâncias que adentram ou deixam o meio intracelular.
Uma de suas propriedades é a Permeabilidade Osmótica, que é a capacidade de controlar a entrada e a saída de água das células, papel fundamental para a sobrevivência da célula. Como vimos, anteriormente, caso entre muita água, haverá aumento do volume interno da célula, levando-a ao rompimento. Por sua vez, caso perca muita água, haverá redução importante de seu volume, também levando-a à morte (morte celular).
Outra propriedade da Membrana Plasmática é a Permeabilidade Seletiva, com o controle da entrada e da saída de outras substâncias, afora a água.
Assim, em breve síntese, esperamos ter auxiliado na tarefa de esclarecer os mecanismos que contribuem para a entrada e para a saída de água e outras substâncias das células animais.