A construção da autonomia e da identidade da criança é uma das finalidades do ensino de Geografia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas, algumas crianças acabam por discriminar outras, em decorrência da cor e de outros fatores sociais como pobreza por exemplo. Sabendo que isso ocorre e reconhecendo que a escola precisa lutar contra o preconceito, a discriminação e reconhecer as diferentes identidades, quais ações podem ser planejadas e executadas a fim de resolver tal problema e contribuir para relações sociais mais respeitosas no espaço das escolas?
Me ajuda por favor
Respostas
As Diretrizes Curriculares Nacionais apresentam uma série de assuntos que contribuem para a formação moral e do caráter dos estudantes brasileiros.
A luta da escola contra o preconceito
O ambiente escolar é fundamental para o progresso do aluno, principalmente, como cidadão que colabore coletivamente para o desenvolvimento da sociedade e da comunidade em que vive. Nesse sentido, no ensino da Geografia há espaço para o combate aos diversos tipos de preconceitos modernos, seja pela cor da pessoa ou por alguma condição social específica. Dessa maneira, as escolas podem adotar as seguintes ações, no ensino da mencionada disciplina, a fim de cooperar para as relações sociais mais harmônicas:
- Promover campanhas internas contra o preconceito de cor, com cartazes e abordagens de casos concretos em sala de aula.
- Expor situações do cotidiano social da cidade em que vivem, a fim de que os alunos possam identificar a realidade das pessoas que deixam conquistar uma vaga de emprego, por exemplo, em razão da cor da pele ou de não ser identificado, somente, com os gêneros masculino ou feminino.
Entenda mais sobre a luta da escola contra o preconceito aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31436174
#SPJ11