Quando o tema é empreendedorismo, é comum encontrar referências, em geral, repetidas e enfáticas, ao papel da liderança no processo de criação e desenvolvimento de novos negócios. Todavia, em se tratando de duas áreas nas quais as atividades de pesquisa não têm o consenso e o alinhamento de ideias como tônica, não era de se esperar que essa relação se estabelecesse sem controvérsias e diálogos intelectuais intensos. Em um trabalho patrocinado pelo The Council for Excellence in Management and Leadership (RU), declara o objetivo de "ajudar [. ] a acompanhar a confusão semântica causada pelas similaridades e diferenças entre os termos empreendedorismo e liderança". Um enfoque similar aparece no seguinte trecho: "Os grandes nomes da liderança nos negócios, Matsushita, Roddick, Branson, também são considerados grandes empreendedores. Isso significa que empreendedorismo e liderança são sinônimos?"
Respostas
Resposta:A) Os gerentes de uma maneira geral são movidos pela necessidade e não pela vontade,sobressaem ao apaziguar os conflitos entre profissionais e departamentos. Ele não precisa ter um comportamento heróico ou genial, mas é persistente,dedicado e inteligente.Todo gerente de uma forma geral é um solucionador de problemas, e para resolvê-los precisa ter uma excelente capacidade analítica, ser tolerante com a equipe e com os problemas do dia-a-dia, demonstrando ainda uma excelente boa vontade. As funções gerenciais dos executivos vão de como lidar com a complexidade dos negócios,planejar e definir os orçamentos,organizar e comandar pessoas,controlar e resolver problemas não extremamente necessários. A função gerencial é nada mais do que garantir um bom funcionamento de qualquer empresa.
B)Os líderes se destacam pela sua capacidade de adotar atitudes decisivas em relação aos objetivos e as oportunidades e conseguir inspirar com facilidade os seus subordinados, ele se concentra nas ações para transformar em prática, ele cria novas abordagens para os problemas,colocando as suas ideias a ponto de empolgar a equipe. Os líderes são profissionais articuladores e possuem inspiração e atenção às possibilidades reais de crescimento e mudanças, eles possuem grande facilidade em estabelecer consenso e atuam com autoridade bem definida e ética. Um autêntico líder não pode ser arrogante, tem que ser grneroso e compassivo. Ele investe em pessoas que melhor se entrosam com a equipe e que consigam com seus gestos e suas reações, continuar motivando os outros.Um líder toma decisões para gerar resultados.
Explicação:livro projeto de vida Unicesumar (fonte). Essa resposta não tem explicação.
Resposta:
A) Um gerente deve garantir o bom funcionamento de sua empresa, já o líder deve agir com empatia, determinação, e criatividade, de uma maneira que ele inspire os seus colegas. Nem todo líder é um gerente, mas todo gerente deve ser um líder.B) Os traços de um líder devem ser bem trabalhados para que ele desempenhe seu papel da melhor forma possível. Dentre eles podemos destacar a autonomia, para a tomada de decisões e estratégias (sem excluir a opinião dos outros), a capacidade de comando, para direcionar as pessoas e o processo para um caminho essencial e a inteligencia emocional, para lidar com problemas.Um modelo a não ser seguidoAlguém com o comportamento introvertido, que espera receber ordens para se movimentar tende a perder o poder para outras pessoas que realmente queiram fazer a diferença. A falta de posicionamento empresarial resulta em adversidades relacionadas à inspiração e personalidade, podendo ocasionar na perda de funcionários e em seguida, na perda da firma.