Respostas
Resposta:
1. Resumo Executivo
Esse resumo deve ser apresentado logo no início do documento, afinal, contará ao leitor o que você quer como empreendedor. É uma parte muito importante do trabalho. Muitas vezes, o que o empreendedor deseja não recebe a atenção necessária em um plano de negócios escrito e, por isso, ele deve ser bem apresentado.
2. Descrição do Negócio
A descrição do negócio (microambiente) geralmente começa com uma rápida apresentação da indústria em que ele está inserido e se aprofunda nas características principais da empresa, como:
enquadramento jurídico e tributário;descrição da equipe ou organograma;desenvolvimento ao longo do tempo;missão, visão e valores;dados operacionais;logística;capacidade de produção;histórico financeiro;faturamento bruto e líquido atual;despesas fixas e variáveis;investimento em capital fixo;investimento em capital de giro;relação de fornecedores;estimativa de faturamento.
Essas são algumas das informações que podem conter na descrição do negócio, mas é possível incluir outros dados relacionados ao funcionamento da empresa que os gestores acharem pertinentes.
3. Análise de Mercado
Essa é uma análise meticulosa sobre a situação do ramo de negócio em que a empresa está inserida, e faz com que o empreendedor conheça todos os aspectos do mercado para, dessa forma, definir um alvo e posicionar a empresa de maneira que ela consiga mais vendas.
No momento de fazer pesquisas para essa parte do documento, é interessante buscar informações sobre:
o desenvolvimento desse ramo de atividades no país;expansão ou saturação do mercado;se há demanda suficiente para esse produto ou serviço;tipo de público-alvo ideal para a empresa.
Ao descrever a indústria, discuta a situação atual e as possibilidades futuras da empresa. Também é importante apresentar informações sobre vários mercados dentro dessa indústria específica, incluindo novos produtos e desenvolvimentos que podem beneficiar, ou ameaçar o seu negócio.
4. Análise Competitiva
A Análise Competitiva, ou Análise de Concorrentes tem como objetivo determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes dentro do mercado em que você está inserido, além de listar possíveis estratégias e barreiras que podem ser desenvolvidas para reduzir a competição.
Uma forma de determinar quais são concorrentes diretos e indiretos para a sua empresa é fazer uma lista de critérios que devem ser iguais ou muito próximos para que outros negócios sejam considerados seus concorrentes, como a semelhança em:
produto ou serviço;preço;forma de divulgação;locais onde as empresas estão presentes.
A ideia é que quanto mais semelhantes outras empresas forem em relação à sua, mais direta é a concorrência.
5. Análise de Contexto
A Análise de contexto (macroambiente) examina todos os aspectos relevantes para a sua empresa, mas que não têm a ver com o nicho de mercado propriamente dito. As informações listadas são variáveis que não podem ser controladas por você, como leis específicas, andamento da economia, novas tecnologias que surgem e podem afetar suas vendas, dentre outras. Esses ambientes diversos são:
econômico (
ex: crise econômica brasileira);sociocultural (ex: feminismo);tecnológico (ex: aplicativo de carona);demográfico (ex: baixo índice de nascimento);politico-legal (ex: lei que proíbe fumo em ambientes internos);natural (ex: o clima brasileiro não é propício para a plantação de tulipas).