• Matéria: ENEM
  • Autor: vbalsente4720
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a sucessão de leis penais no tempo, marque a alternativa correta. A lei nova que deixar de considerar determinado fato como crime deverá ser aplicada imediatamente, resguardando-se, contudo, os casos em que houver transitado em julgado, caso em que não terá incidência. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. A lei excepcional ou temporária não é regida pelo princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica. Cabe ao juiz da instrução, após o trânsito em julgado da decisão condenatória, analisar o pedido de aplicação da lei penal mais benéfica. As leis excepcionais e temporárias em matéria penal também não podem ser ultrativas.


bpchoqueoperacoesesp: Agente de Polícia Legislativa

Respostas

respondido por: contatosamuellucasfp
3

Resposta: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

Explicação:

A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

respondido por: arilsongba
4

A sucessão das leis penais no tempo é uma questão que ainda gera bastantes dúvidas, mas é algo bem simples, basicamente, toda e qualquer mudança que venha a favorecer o acusado, ainda por sentença condenatória transitada em julgada, deve ser aplicada, alternativa II)

Leis no tempo - aplicação

O código penal traz alguns princípios, por exemplo, a lei só retroagirá para beneficiar o réu, ou seja, mesmo que uma lei passe por atualizações, essa atualização só vai ser perpassada para o condenado se ela o beneficiar de alguma forma.

Para ser mais prático, darei um exemplo, uma pessoa foi condenada pelo objeto disposto na lei 11.343/06, ou seja, por tráfico de drogas, a sua pena é de 15 anos, porém uma nova lei de tráfico de drogas irá entrar em vigor diminuindo a pena para 10 anos, logo, a pena do réu também será diminuída.

Contudo, se a nova lei prever um tratamento mais rigoroso, o réu irá se enquadrar na lei antiga.

Saiba mais sobre leis penais em: https://brainly.com.br/tarefa/14657377

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares