Os países que foram colonizados sofreram marcas culturais sensíveis em sua formação histórica, social e cultural, isso evidencia-se na literatura brasileira e de tantos outros diversos países. Como nós, outros países do continente africano também foram colônias de Portugal e viveram a exploração econômica e o rebaixamento cultural. O colonialismo não acreditou ser necessário perder o seu tempo para negar, uma após outra, as culturas das diferentes nações. A resposta do colonizado será também subitamente continental. Sobre isso, o estudioso do tema Frantz Fanon afirma que: O conceito de ‘negritude’, por exemplo, era a antítese afectiva, senão lógica, desse insulto que o homem branco fazia à humanidade. Essa ‘negritude’ oposta ao desprezo do branco revelou-se em certos sectores como a única capaz de suprimir proibições e maldições. […] À afirmação incondicional da cultura europeia, sucedeu a afirmação incondicional da cultura africana. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa, Ulisséia, 1961. (p. 85). Toda repressão cultural feita pelos países europeus, metrópoles, diminuindo ritos, hábitos e tradições, foi depois resgatada e utilizada como arma de afirmação cultural por cada país explorado. Pode-se notar esse resgate dos valores culturais no poema "Um homem nunca chora", de José Craveirinha: Acreditava naquela história do homem que nunca chora. Eu julgava-me um homem. Na adolescência meus filmes de aventuras punham-me muito longe de ser cobarde na arrogante criancice do herói de ferro. Agora tremo. E agora choro. Como um homem treme. Como chora um homem! CRAVEIRINHA, José. Um homem nunca chora. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2022. A exploração econômica e cultural também está exposta em outras manifestações artísticas, como ocorre na produção do ganhador do prêmio Pulitzer Especial de 1994, Kevin Carter, que tirou a foto de um menino em decúbito ventral a beira da morte enquanto seguia para o centro de alimentação da ONU no Sudão. Saiba
svitorisromao:
conseguiu a resposta?
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
Respostas
respondido por:
0
Sobre a colonização das nações e o apagamento de suas raízes históricas, considere que no Brasil, houve um processo de colonização que estimulou tentativas de eliminação das culturas indígenas. Como resultado, os colonizadores buscaram escravos no continente com o objetivo de substituir os escravos indígenas que resistiram ao processo de escravidão.
Colonização não pacífica
No início, o primeiro encontro entre indígenas e portugueses foi amigável, pois ambos estavam curiosos sobre o novo relacionamento que estava por vir. No entanto, o processo de colonização foi caracterizado por confronto, escravização e sangue indígena.
Continue aprendendo sobre colonização, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4394683
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás