13 - O turismo vem se apresentando como uma importante atividade econômica no estado do Rio de Janeiro, sobretudo pela beleza das paisagens e pelas condições materiais de acessibilidade. Quanto à atividade turística em nosso estado, as áreas que se destacam são: (0,5)
*
A - Serra dos Órgãos e Baixada Fluminense
B - Região Serrana e Médio Vale do Paraíba
C - Região Metropolitana e Noroeste Fluminense
D - Costa Verde e Serrana
E - Costa Azul e Noroeste Fluminense
Respostas
Resposta:
Entre os destinos turísticos “sonhados” pelos entrevistados, a região Nordeste ocupa o primeiro lugar, com 54,2 % das citações, seguido pelo Sudeste (20,4 %) e pelo Sul (14,1 %). Distinguindo as respostas, por região de origem, a segunda mais desejada é a região Sudeste – região que inclui grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo – especialmente para os Nordestinos (33, 6 %), o Nortistas (23,4 %) e Sulistas (19,1 %).Globalmente, o Brasil está, como toda a América do Sul, muito atrás da Europa, da Ásia e do Caribe (figura 1) isto porque o país sofre com a distância em relação aos grandes países emissores de turistas, aliada a uma imagem de violência endêmica que preocupa os potenciais visitantes, além da competição com outros países semelhantes, particularmente o turismo balneário, cujas praias tropicais no Brasil são muito parecidas com as do Caribe ou da Tailândia. Cabe, porém, constatar que despesas para turismo cresceram na China (+ 31 %), na Rússia (+ 28 %) e no Brasil (+ 15 %), o que indica que, também neste domínio, o peso dos chamados países emergentes está aumentando.
2 O motor do crescimento do turismo no Brasil não é, portanto, o fluxo de visitantes estrangeiros, mas o mercado interno dos 200 milhões de brasileiros, cujo padrão de vida melhorou muito nas últimas décadas, e permitiu a emergência de uma clientela capaz de estimular a construção de uma indústria turística já poderosa e bem estruturada. Exemplos disso são Gramado, Camboriú, Nossa Senhora Aparecida, Caldas Novas, entre outros lugares, pouco conhecidos fora do Brasil. O sector de turismo no Brasil pode, contudo, ser analisado com precisão através de publicações oficiais, disponíveis on-line, que incluem abundantes figuras e que permitem construir mapas que ajudam a localizar seus pontos fortes e os fluxos induzidosUm estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) permite avaliar o peso do turismo nacional, suas características sociais e seus principais fluxos. Intitulado “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil – 2010/2011″, ele está disponível on-line, sendo a quinta pesquisa sobre o turismo nacional.
A primeira foi realizada em 1998, abrangendo 9.000 entrevistas e estava focada sobre 96 municípios com mais de 200.000 habitantes. Em 2002 e 2006, respectivamente, a segunda e terceira edições da pesquisa foi realizada com uma expansão gradual da amostra geográfica, a quarta edição em 2008, foram baseada em uma amostra aleatória de 137 municípios e mais de 37.000 entrevistas. Na quinta edição, a amostra manteve os 137 municípios selecionados na pesquisa de 2008, mas desta vez com setores censitários estratificados para levar em conta as disparidades de renda. Os setores foram divididos, de acordo com a renda e com os padrões de pesquisa em turismo no Brasil, em três níveis de rendimento expresso em múltiplos do salário mínimo (SM) : 0-4 SM, 4-15 SM, 15 SM e mais.
As principais características dos respondentes são chefes de família (63,0 %), do sexo masculino para 39,1 % e feminino para 60,9 % ; a sua idade média é de 47,4 anos ; a sua renda familiar mensal média é de 2.395 Reais. Para 44,0 % dos domicílios na amostra, pelo menos um de seus habitantes fez uma viagem em 2011, a taxa sendo naturalmente mais elevada em classes com rendimentos mais elevados, a proporção de domicílios que viajou varia de 35,7 % nos estratos mais baixos de renda, para 68,9 % no último estrato.O Turismo no Brasil é uma atividade econômica pouco explorada diante do potencial gigantesco que o País apresenta. Graças à beleza natural do território brasileiro, o Turismo no Brasil é uma atividade cujo potencial é enorme. Contudo, o Brasil é responsável por apenas uma minúscula fração da atividade turística mundial.
.
Nas últimas décadas, o turismo participativo cresceu muito, principalmente o ecoturismo (turismo ecológico), em que o turista visita ambientes conservados, como parques naturais e montanhas, e interage com os atributos físicos do lugar, praticando atividades como caminhadas, cavalgadas e rafting. Esse tipo de turismo é às vezes associado aos esportes radicais. O ecoturismo é benéfico porque além da renda que traz a um país ou a uma região, requer a proteção de áreas e de ecossistemas naturais.
Muitos turistas também frequentam resorts, que costumam oferecer padrão de conforto independentemente de localização.
Belezas naturais, opções de entretenimento, hotelaria e uma eficiente infraestrutura de transportes são atributos comuns às áreas que .
.
.
Explicação:
espero ter ajudado