04 Determine o potencial da pilha formada pelo Cobre e pelo Alumínio sabendo-se que a potencial redução das semi-pilhas do c u é 0,34V e a do Al é de -1,68V. Escreva as reações das semi-pilhas do cobre e do alumínio e a reação global da pilha??
Observe que o hidrogênio oxidou (perdeu elétrons, seu Nox diminuiu), pois ele transferiu elétrons para o oxigênio, que reduziu.
+6 -2 +1 -2 +1 +6 -2
Respostas
Resposta:
Como toda equação química, a equação global de uma pilha possui reagente e produto separados por uma seta. Além disso, os componentes metálicos são escritos com o símbolo (s) de sólido, e os íons, com o símbolo (aq) de aquoso.
vou dar o passo a passo !
Explicação:
Passo 1:
possuir as equações químicas dos metais utilizados na pilha e os seus respectivos potenciais. Veja como exemplo duas equações de redução:
Equações de redução de alguns metais
Equações de redução de alguns metais
Passo 2:
determinar qual metal sofre oxidação e qual metal sofre redução. Para isso, basta respeitar as equações e os potenciais que foram fornecidos. No exemplo acima, temos duas equações de redução, logo, o Cr+3 sofre redução (por apresentar o maior potencial de redução), e o Zn sofre oxidação (por apresentar o menor potencial de redução).
Por fim, devemos deixar as equações no formato correto de acordo com a determinação acima:
Passo 3:
igualar a quantidade de elétrons nas duas equações.
Caso a quantidade de elétrons seja diferente nas equações de oxidação e redução, devemos igualá-la multiplicando a equação de cada um por um número inteiro.
No exemplo que estamos utilizando, devemos multiplicar a equação de oxidação por 3 e a equação de redução por 2, pois, desse modo, a quantidade de elétrons em ambas será igual a 6.
O resultado será: OXIDAÇÃO: 3 zn → 3 zn+² +6 e
2 CR+² +6 e → 2CR
o dono da pergunta pode ponhar a melhor resposta para o meu amigo (adrijp5) POR FAVOR!!!