Considere as seguintes afirmações: I) Para favorecer o desenvolvimento de uma formação integral e integrada, o Ensino Médio está organizado em áreas de conhecimento, seja na Formação Geral Básica, seja nos Itinerários Formativos. II) A organização em áreas de conhecimento implica na exclusão dos componentes tradicionalmente presentes nessa etapa, tendo em vista uma maior integração nas atividades a serem trabalhadas no Ensino Médio. III) Os Itinerários Formativos visam aprofundar e ampliar as aprendizagens desenvolvidas na Formação Geral Básica, em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional. IV) A indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos permite a liberdade de escolha, pelo estudante, das áreas e dos componentes que ele vai cursar em todo o Ensino Médio. Assinale a alternativa que indica as afirmações que expressam as mudanças relativas ao Novo Ensino Médio, de acordo com o proposto no Currículo em Ação
Respostas
Na atual formação curricular global, as recomendações do ensino médio são baseadas na estrutura do percurso formativo. Seguindo esta linha, apenas as alternativas I e III (B) estão corretas.
Formação curricular atual
A organização das áreas de conhecimento não impede a integração das atividades, o que significa que a opção dois está incorreta. Podemos pensar a educação básica como uma construção relacionada à natureza da democracia, não uma separação.
A formação integral faz parte de um papel muito importante para a sociedade e pode até envolver os alunos em questões que vão além do processo de aprendizagem entre alunos e professores, ao longo da educação básica até o final do ensino.
Leia mais formação curricular, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/14727913
A seguir, a continuação deste enunciado
a. I, III e IV, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I e II, apenas.
===============================
#SPJ4
Resposta:
b.
I e III, apenas.
Explicação:
Fiz e acertei...
Você identificou que o Novo Ensino Médio proposto no Currículo em Ação, a partir das determinações da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca “responder às constantes transformações sociais e garantir a permanência e qualidade do processo de ensino e aprendizagem das instituições escolares.” (São Paulo, 2020, p.15). Ao indicar que apenas as afirmações I e III estão corretas você reconhece que, embora a constituição de áreas de conhecimento tenha como um de seus focos principais promover maior integração entre os componentes que a formam, tendo em vista uma formação integral do estudante, não significa, como afirmado em II, que os componentes que tradicionalmente compõem o currículo do Ensino Médio deixaram de existir. Além disso, compreende também que, embora a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos se integrem na estruturação do currículo do Ensino Médio, a prerrogativa de escolha do estudante ocorre em relação aos Itinerários Formativos e não dos componentes da Formação Geral Básica, “[...] que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos [construídos na formação geral básica] e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade” (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 2018).