(IBGE, 2021, Estatísticas de Gênero. Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2ª edição)
A partir da leitura dos dados acima e de seus conhecimentos a respeito do acesso aos diferentes espaços da vida por homens e mulheres, analise as afirmativas abaixo:
I - A desigualdade entre homens e mulheres é consequência das diferenças naturais entre os gêneros e a sua formação física e intelectual, como representam os dados sobre a taxa de participação na força de trabalho.
II - Ter filhos com até 3 anos de idade, afeta negativamente a participação de mulheres no mercado de trabalho formal, uma vez que elas são as maiores responsáveis pelo trabalho doméstico e de cuidado com os filhos.
III - No quadrante referente a educação, percebe-se que as mulheres ainda são minoria neste campo, onde os homens ainda são dominantes, inclusive na docência do ensino superior.
IV - O número de filhos de mulheres e adolescentes tem diminuído ao longo dos últimos anos no Brasil, e como demonstra o infográfico sobre a taxa de fecundidade adolescente, a variação entre as regiões geográficas do país é mínima.
Sobre as estatísticas de gênero, são VERDADEIRAS as sentenças:
A I e II
B II e III
C I e IV
D Apenas II
E Apenas IV
Respostas
Resposta: Alternativa correta D) Apenas II
Explicação: JUSTIFICATIVA: Resposta correta: Letra d) Apenas II. Conforme os dados do infográfico de gênero do IBGE e o conteúdo da rota “Conquista de direitos e empoderamento feminino” a afirmativa I está errada, pois a desigualdade entre homens e mulheres não é consequência das diferenças naturais ou de formação física e intelectual, como representam os dados sobre a taxa de participação na força de trabalho e sim de conquista de direitos e luta pela igualdade.
A afirmativa II está correta, conforme o infográfico, ter filhos com até 3 anos de idade, afeta negativamente a participação de mulheres no mercado de trabalho formal, uma vez que elas são as maiores responsáveis pelo trabalho doméstico e de cuidado com os filhos.
A afirmativa III está incorreta, conforme o infográfico, as mulheres são maioria no ensino superior, no entanto os homens ainda são dominantes na docência do ensino superior.
A afirmativa IV está incorreta, pois como demonstra o infográfico a taxa de fecundidade adolescente, possui uma enorme variação entre as regiões geográficas do país.
Ao observar as estatísticas, nota-se que um dos maiores problemas para as mulheres no mercado de trabalho, consiste em filhos até 3 anos, por conta da necessidade de atenção doméstica. D Apenas II.
Como ocorrem as estatísticas de gênero na atualidade?
É notório que ainda existem grande desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, mas que vem sendo modificada, mediante o avanço dos movimentos feministas, assim como a maior conscientização das pessoas.
No entanto, uma das maiores problemáticas para as mulheres, consiste em ter filhos de até 3 anos de idade, já que a pressão do patriarcado também as mantém nas tarefas domésticas e maternas, o que corrobora com a maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
Mais sobre estatísticas de gênero: brainly.com.br/tarefa/13388424
#SPJ4