o cultivo da cana-de-açucar da inicio ao primeiro ciclo economico brasileiro, quais os motivos para a escolha deste produto?
Respostas
Resposta:
No Brasil esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no Nordeste deste país, sendo responsável por esta nação se converter na melhor criadora e exportadora de açúcar neste período, que se estendeu até o século XVII.
Ela se desenvolve melhor em climas que se caracterizam por apresentar duas estações bem diferenciadas, uma de altas temperaturas e a outra úmida, que possibilitam a evolução germinativa, a rebentação e o progresso do vegetal. A estação fria e seca é necessária para incentivar o estágio maduro e, como resultado deste processo, a concentração de sacarose nos caules de nós salientes. As regiões tropicais são as que oferecem melhores recursos para o desenvolvimento da cana, pois ela necessita da luz solar para seu crescimento.
As terras apropriadas para o cultivo desta planta são as mais fundas, densas, dotadas de maior estrutura e fecundas. Por ser grosseira, a cana-de-açúcar evolui de forma satisfatória em territórios repletos de areia e menos abundantes de recursos, como o cerrado. Até hoje este vegetal é submetido a constantes melhorias, que resultam em espécimes híbridos.
O cultivo da cana-de-açúcar é um dos mais significativos nas regiões de clima tropical, pois, além dos produtos que gera, economicamente importantes, ele também oferece diretamente milhares de empregos, apesar de gerar uma alta convergência de renda. A área que mais produz esta planta, no Brasil, é a de Ribeirão Preto. A indústria canavieira se caracteriza especialmente pelo modelo latifundiário, pois muitas terras são depositadas nas mãos de poucos senhores de terra. Este mecanismo resulta no temível êxodo do campo.
Resumindo: O Brasil era perfeito cultivar cana-de-açúcar
Resposta: O cultivo da cana-de-açúcar se desenvolveu por inúmeras razões favoráveis:
- Os portugueses já possuíam experiência no cultivo;
- O clima tropical (quente e úmido) favorecia o plantio;
- O solo do Brasil, especialmente o "massapê" formado no litoral, era propício para o cultivo;
- O produto era altamente lucrativo, uma vez que o açúcar (produto final da cana) era considerado uma especiaria fina na Europa;
- A produção alcooleira era usada como combustível;
- Promoveu o povoamento da colônia brasileira;
Os portugueses também pressupunham que ao cultivar a cana-de-açúcar, iam assegurar a colonização, atrair mais portugueses e, com isso, conter as invasões externas.
Para mais informações, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/16447212