12.68 • Um foguete com massa de 5,00 × 10³ kg está em uma órbita circular de raio 7,20 × 106 m em torno da Terra. Os motores do foguete são acionados por um período para aumentar esse raio para 8,80 × 10⁰ m, com a órbita novamente circular. (a) Qual é a variação da energia cinética do foguete? Ela aumenta ou diminui? (b) Qual é a variação da energia potencial gravitacio- nal do foguete? Ela aumenta ou diminui? (c) Qual é o trabalho realizado pelos motores do foguete na mudança do raio orbital?
Respostas
A energia cinética do foguete diminui em , a energia potencia gravitacional aumentou em e o trabalho realizado pelos motores do foguete é de .
Como se achar a variação de energia cinética?
Se o foguete está em órbita em torno da Terra, a força gravitacional e a força centrípeta estão em equilíbrio, da expressão resultante, é possível calcular a velocidade:
Em que M é a massa da Terra e R é o raio da órbita. Com a mesma expressão é possível se achar a velocidade da nova órbita:
Então, a variação na energia cinética é:
A energia cinética diminui porque a velocidade diminui.
Como se achar a variação da energia potencial gravitacional?
A variação da energia potencial gravitacional pode ser calculada conhecendo o raio da primeira órbita R1 o e raio da segunda órbita R2:
A energia potencial aumentou.
Como se achar o trabalho realizado pelos motores do foguete?
Parte da energia cinética inicial foi convertida para energia potencial, e os motores do foguete forneceram energia potencial ao foguete, então, o trabalho realizado pelos motores é:
Saiba mais sobre a energia potencial gravitacional em https://brainly.com.br/tarefa/5947784
#SPJ1