Respostas
Essa questão é extensa, mas não é difícil. Confia! Conhecendo os valores da entalpia de formação de todos os componentes é possível calcular a variação da entalpia por Lei de Hess. O gráfico e a classificação da reação virão automaticamente após isso!
Explicação:
Imagine que você está fazendo um bolo para vender. Seria interessante saber o preço dos ingredientes para calcular o preço final desse bolo, não? Calcular entalpias não é diferente. Mas ao invés de dinheiro, lidamos com energia. Toda reação química exotérmica gasta energia no início, mas recupera depois.
- Primeiro passo. Entendendo o problema:
Perceba que a reação em questão é uma combustão, então ela irá liberar energia. A variação da entalpia deve então ser negativa no final. Como temos os valores de entalpia de formação da água, do CO2 e do etanol, iremos somar eles para descobrir a entalpia de combustão.
- Segundo passo. Somar as reações:
Para fazer isso basta escrevermos todas as reações de formação, tendo em mente q reação global que é dada no exercício. A única reação que deverá ser invertida é a do etanol, já que queremos saber de sua combustão e não da formação. Veja mais na foto abaixo.
- Terceiro passo. Desenhar o gráfico e classificar a reação:
O gráfico é a parte mais simples, uma vez feito todo o resto. Vide imagem, basta representar a energia gasta como uma "subida", e o final da reação no final da "descida". Consideramos que a reação ocorre numa só etapa.
Saiba mais sobre lei de hess em:
https://brainly.com.br/tarefa/43670118