O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre as conclusões do modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- A capacidade social faz parte do melhoramento no nível de produção, buscando a informalidade na relação entre operário e coordenação.
II- O comportamento social dos operários ainda é individual, sendo que eles percebem que ficar fora do grupo é uma opção que pode ser vantajosa em alguns casos.
III- A integração social facilita o desenvolvimento pessoal do operário fazendo com que ele se sinta parte de um todo, melhorando consideravelmente sua satisfação e interação no ambiente de trabalho.
IV- Os funcionários têm o comportamento dependendo das recompensas e sanções sociais, segundo normas e padrões da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
A
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e IV estão corretas.
Resposta certa corrigida pelo Ava:
A) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Bons estudos!
Respostas
O experimento de Hawthorne.
É correto afirmar que as as afirmativas I, III e IV estão realmente corretas
Explicação:
Após as crescentes críticas à Teoria Científica de Taylor e a Clássica de Henry Fayol e em 1930, criou-se a Teoria Humanística, onde a satisfação e bem estar dos funcionários era considerado fator chave. Em 1924, Elton Mayo, com o intuito de avaliar a produtividade no ambiente de trabalho realizou o que ficou conhecido como experimento de Hawthorne.
Dentre diversos fundamentos apontados por Mayo durante o experimento, está o incentivo a informalidade entre a operários do chão de fábrica e os gestores com a finalidade de melhorar a capacidade social, elemento crucial para melhora do nível de produção.
Por outro lado, apesar de na segunda fase do experimento, no terceiro período ter sido notado que o esforço individual aumentava a produtividade, isso se dava em um contexto completamente diferente do que afirma a alternativa II, que se encontra equivocada, uma vez que, o experimento não só não comprovou prevalência do individualismo como apontou que o senso de cooperativismo se sobrepôs, inclusive foi relatado que o trabalho individual se transformou em uma equipe, pois o ambiente tornou-se mais social, facilitando a amizade entre operários.
Ademais, com base no que já foi apresentado anteriormente, ficou comprovado que a integração social contribuiu para o desenvolvimento pessoal do operário, uma vez que ao se sentir parte de algo maior, sua realização e satisfação pessoal aumentava.
Por fim, a afirmativa IV traz em literalidade, uma das conclusões observadas no experimento que viria a dar luz a um dos princípios norteadores da Teoria Humanística. Foi observado que os operários tinham comportamentos dependendo das recompensas e sanções sociais que recebiam, isso tudo, seguindo normas e padrões impostos pela sociedade e com o risco de serem excluídos pelos colegas do grupo quando incapazes de produzir mais ou a incapacidade de não alcançar uma meta havia descontentamento.
Leia mais sobre o Experimento de Hawthorne aqui: https://brainly.com.br/tarefa/16940192