O cliente “ X “ entra em contato com a sua empresa, pois necessita importar uma carga via marítimo que pesa 1.000 Kg e tem 5 m3. Qual modalidade de embarque seria a mais indicada?
Respostas
A modalidade de embarque mais indicada é a LCL (Less Container Load). Isso porque a carga pode caber dentro de um contêiner, mas sem preenchê-lo totalmente.
Vias de transporte
Há diferentes vias de transporte. Elas podem ser terrestres, aquáticas, aéreas e até dutoviárias, ou seja, por meio de tubos (dutos):
- Terrestres: Rodoviária, metroviária e ferroviária.
- Aquáticas: Marítimas, fluviais e lacustres.
- Aéreas: Por vias aéreas.
- Dutoviárias: Por transporte tubular.
Neste caso, estamos falando da via aquática marítima. Ela utiliza o Bill of Landing (BL). Esse termo é o documento de contrato entre o embarcador e o transportador no comércio exterior do modal aquaviário.
Modalidades de embarque
Há duas modalidades de embarque no transporte marítimo: a Full Container Load (FCL) e a Less Container Load (LCL). Enquanto a FCL significa que o contêiner está totalmente carregado, a LCL significa que a carga é menos do que uma carga de contêiner. Em outras palavras, a FCL é indicada para aquela carga que utilizará o contêiner por completo e a LCL é para aquele caso que não há carga suficiente para preencher um contêiner.
Por isso, a LCL é a modalidade indicada para o caso do enunciado. Isso porque, as medidas da carga não utilizam um contêiner por completo. Assim, ao invés de alugar o contêiner inteiro, há o compartilhamento de espaço com outras cargas de outros exportadores/importadores.
Entenda mais sobre FCL e LCL aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23918207
#SPJ11