redação sobre a guerra ( por favor)
Respostas
Resposta:
"O conflito entre Rússia e Ucrânia pode aparecer em questões de diversas disciplinas, como geografia e história, por exemplo, como normalmente é cobrado conhecimento de atualidades", explica.
Contudo, Fabiana alerta que não é possível prever as perguntas que vão aparecer nas provas: “As questões de atualidades são muito dinâmicas, a gente não consegue definir, a nossa preocupação é preparar o aluno para que ele possa entender o assunto e saber como abordar academicamente”, esclarece.
A coordenadora explica que os alunos devem desenvolver uma estratégia para responder às questões dissertativas e, principalmente, para as redações. “O ideal é buscar uma resposta argumentativa, se o aluno concorda ou não com a guerra, isso não será cobrado — o importante na resposta é a argumentação e o uso de dados e o contexto”, diz.
Entre os pontos que podem ser cobrados sobre a guerra, o professor de história Pedro Renno, da plataforma online de ensino Professor Ferretto, destaca que o estudante precisa compreender o fim da Guerra Fria, em 1991, com a dissolução da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). "É preciso levar em consideração quais os rumos que os países do Leste Europeu tomaram, principalmente a Ucrânia. Também é necessário compreender as origens da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e sua rivalidade com o extinto Pacto de Varsóvia e qual o impacto disso hoje", esclarece o professor.