Duas cargas elétricas puntiformes de cargas eletricas iguais a 3×10-12 c e 25×10-6 c são separadas por uma distância de 5,0 cm. determine o valor da forca elétrica.em newtons Use k=9×109 nm2/c2
Respostas
Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que vamos realizar, podemos concluir que o valor da força elétrica entre essas duas cargas elétricas é igual a N (Newtons).
- Vamos entender ou por quê?
Para encontrar a força elétrica entre duas cargas elétricas devemos usar a lei de Coulomb.
A lei de Coulomb é uma lei que define a força exercida por um campo elétrico sobre uma carga elétrica. Esta é a força que atua entre objetos eletricamente carregados, e é operacionalmente definida pelo valor da interação entre duas cargas elétricas pontuais estacionárias no vácuo.
A lei de Coulomb afirma: "A força elétrica de atração ou repulsão entre duas cargas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas".
A força elétrica pode ser calculada usando a seguinte equação:
Onde:
- : É a força elétrica expressa em Newtons (N).
- : É a primeira carga pontual expressa em Coulombs (C).
- : É a segunda carga pontual (C).
- : É uma constante eletrostática cujo valor é aproximadamente
- : É a distância entre as cargas expressa em metros (m).
Em nosso problema temos duas cargas elétricas pontuais cujos valores são C, pois a primeira carga e a segunda carga é igual a C e estão localizados a 5,0 centímetros de distância.
Vamos usar a lei de Coulomb para encontrar a força elétrica entre essas duas cargas, mas antes de usar a lei de Coulomb vamos ter que passar a distância entre essas duas cargas que é expressa em centímetros para metros. Para passar de centímetros para metros, devemos dividir a distância expressa em centímetros por 100, pois 1 metro é o mesmo que 100 centímetros.
Vamos anotar nossos novos dados:
Usando a fórmula da lei de Coulomb:
Vamos tentar realizar as operações do numerador, vemos que os números do numerador são expressos em notação científica, lembre-se de multiplicar números em notação científica, primeiro multiplique os números que não são potências de 10 e depois multiplique as potências de dez somando os expoentes.
Realizando as operações do denominador e expressando o resultado em notação científica:
Vamos fazer essa divisão expressa em notação científica, para dividir números em notação científica, mais uma vez você pode aplicar as propriedades dos números e as regras dos expoentes. Você começa dividindo os números que não são potências de 10 e depois divide as potências de dez subtraindo os expoentes.
Resolvendo a última operação: