João Carlos, 56 anos, obeso, sedentário, se sentiu mal no trabalho e foi encaminhado para o hospital. No hospital foi verificado no exame de sangue colesterol alto e problemas hepáticos .O medico optou por manter o paciente internado. Qual tipo de dieta ele terá que realizar a partir de agora?
Respostas
Resposta e explicação:
Para pacientes obesos, sedentários em situação de complicações hepáticas, a prescrição dietética deve enfatizar a perda de peso gradual (de 7 a 10%), para evitar a desnutrição causada pela insuficiência hepática, além disso, melhorar as condições do metabolismo hepático e reduzir o risco de fibrose. O controle das proteínas na alimentação é muito importante nesse quadro e o controle deve ser moderado (Entre 1g a 1.5g/kg de peso corporal).
No que diz respeito ao colesterol, deve-se enfatizar na dieta do paciente o aumento do consumo de fibras, grãos integrais, frutas, hortaliças, cortes de carne magra, leite e derivados com baixo teor de gordura (desnatados).
Diante disso, a dieta adequada para o tratamento desse paciente é:
- Hipocalórica - Baixo teor de calorias diárias para o peso atual, visando diminuir o peso;
- Normoproteica - Controle moderado das proteínas diárias;
- Normoglicídica - Controle moderado do consumo de carboidratos, mas sem restrições específicas;
- Hipolipídica - Baixo consumo de lipídeos (gorduras), principalmente as gorduras saturadas, afim de reduzir o colesterol do paciente.