06 tra
PRATICANDO O CONHECIMENTO
As bases das relações de trabalho no governo Vargas se inspiravam no corporativismo fascista, em
que o Estado interfere diretamente na organização sindical. Nesse sentido, responda:
a) Como se deu a criação do Ministério do Trabalho?
Respostas
Resposta:
Implantado após o processo revolucionário de 1930, o governo de Getúlio Vargas colocou como prioridade a resolução da então chamada “questão social” – ou seja, a mediação das relações entre capital e trabalho, bem como a solução para a pobreza crescente devido à exploração predatória de trabalhadores e trabalhadoras. Vargas indicava que haveria acolhida para tais questões nos braços do Estado. Este, portanto, é o principal motivo para a criação do Ministério do Trabalho.
No ano de 1930 Getúlio Vargas criou no Brasil o ministério do trabalho, cuja a função era proteger os assalariados e regulamentar os sindicatos.
Explicação:
No século de XX com a disseminação corporativista e a elevação facista, houve a necessidade da criação de um ministério do trabalho. Vargas por sua vez criou uma base parlamentar, em um molde denominado facista italiano.O que aos poucos esse parlamento se tornou um órgão político, que preservou as leis trabalhistas, e a imagem de Vargas como o homem do povo, protetor dos pobres trabalhadores.
Saiba mais sobre o mistério do trabalho aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19507177
#SPJ10