Até o século XVIII, a deficiência intelectual era confundida com deficiência mental. Ela era tratada pela medicina e, para isso, as pessoas com deficiência eram retiradas de suas moradias e levadas para instituições. Nessas instituições havia isolamento social e da família. Acerca do papel social da pessoa com deficiência: I. O olhar para a deficiência intelectual vai ganhando outra dimensão a partir do século XIX. II. A forte presença da psicologia soviética e da psicanálise de Freud prejudica o olhar para a pessoa com deficiência. III. No Brasil, esse olhar para a pessoa com autismo pode ser entendido a partir do movimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. IV. Na década de 1980 conhecemos o que se tem e se entende como perspectiva inclusiva, com o avanço nos direitos de todas os cidadãos. V. Na década de 1960 foi proposto um olhar mais integrador para essas pessoas na sociedade. São verdadeiras: Alternativas: II, III e IV, apenas. I e V, apenas. I, IV e V, apenas. II e IV, apenas. I, II e IV, apenas
Respostas
Os primeiros esforços para ajudar as pessoas com deficiência começaram no século XIX, quando o país deu seus primeiros passos após a independência, estabelecendo as condições e delineando os limites de sua identidade cultural. As afirmativas I, IV e V estão corretas.
A Evolução das Políticas para o indivíduo deficiente
As visões inclusivas surgiram já na década de 1980 como uma reação ao modelo médico. A principal característica do modelo médico é a descontextualização da deficiência, vista como um "problema das pessoas".
Até o surgimento da política pública de saúde mental de crianças e adolescentes, no início dos anos 2000, essa população Servindo apenas em instituições filantrópicas como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Saiba mais sobre a evolução da perspectiva inclusiva em: https://brainly.com.br/tarefa/52547208
#SPJ11