Em qual, das três situações apresentadas, os descendentes gerados terão variabilidade genética? Justifique sua resposta. A. A partir de uma folha de um organismo adulto, uma nova planta se desenvolve. b. Um broto se destaca de uma hidra, resultando na formação de um novo indivíduo. C. Após o acasalamento, a fêmea de uma espécie de borboleta coloca seus ovos em diferentes partes de uma planta.
Respostas
A reprodução sexuada é capaz de gerar variabilidade genética. Só haverá variabilidade genética na situação C.
Variabilidade genética e reprodução
A reprodução sexuada só ocorre quando há a produção de gametas, esse tipo de reprodução contribui para o aumento da variabilidade genética das espécies, pois todos os indivíduos são geneticamente diferentes entre si.
Já a reprodução assexuada não envolve gametas e na maioria das vezes resulta em um clone do indivíduo que está se reproduzindo, por isso não há variabilidade.
Na situação A uma folha foi utilizada para gerar um indivíduo adulto. O indivíduo gerado é igual ao original de onde a folha foi tirada, por isso não há variabilidade. Esse tipo de reprodução assexuada é chamada propagação vegetativa.
Na situação B ocorre um brotamento em uma hidra. Esse broto irá se tornar um indivíduo adulto igual ao inicial de onde o broto saiu, por isso também não há variabilidade.
Em C ocorre reprodução sexuada, pois houve acasalamento e deposição de ovos da borboleta, por isso há variabilidade.
Veja mais sobre reprodução sexuada e assexuada: https://brainly.com.br/tarefa/31404571
#SPJ1