Sobre a Guerra Fria, analise as afirmativas abaixo, colocando um “V”, à esquerda, quando a sentença formada for de sentido verdadeiro, e um “F”, quando o sentido for falso.
( ) No seu famoso discurso no Missouri, Estados Unidos, Winston Churchill pronunciou o termo “cortina de ferro”, que caracterizava a força da União Soviética na sua expansão ideológica para o mundo Ocidental.
( ) A Doutrina Truman foi o modo pelo qual ficou conhecida a política externa de Harry Truman em apoiar, militar e financeiramente, os países capitalistas no mundo, principalmente os mais frágeis.
( ) O crescimento econômico de Berlim Ocidental e a opressão sofrida pelos alemães da parte Oriental faziam com que eles tentassem atravessar o Muro de Berlim em busca de uma vida melhor.
( ) A criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi uma estratégia dos Estados Unidos para fortalecer a aliança militar com os países capitalistas europeus e como resposta à formação do Pacto de Varsóvia.
( ) O Conselho para Assistência Econômica Mútua (COMECON) foi organizado pela União Soviética para integrar economicamente os países do Leste europeu. Mesmo como resposta a criação do Plano Marshall, não obteve o mesmo sucesso econômico do plano capitalista.
Respostas
Resposta:
F, V,V, F, V
Explicação:
F - O termo "CORTINA DE FERRO" refere-se à divisão da Europa entre territórios capitalista e socialista, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
V. Posteriormente o presidente utilizaria a doutrina para estabelecer estratégias, como o plano Marshall uma ajuda financeira substancial para reconstrução da Europa ocidental, assim auxiliando para impedir o avanço comunista para o ocidente.
V. As condições de vida precárias do lado oriental do muro de Berlim e a falta de liberdade dos cidadãos em virtude do governo autoritário fizeram que profissionais de alta capacidade (médicos, professores...) e população em geral buscassem/tentassem novas oportunidades do lado ocidental.
F. A formação do PACTO DE VARSÓRVIA criada em 1955 foi uma reação a criação da OTAN em 1949.
V. Devido as dificuldades financeiras da própria URSS se tornava inviável a manutenção do auxílio econômico, até por que a não geração de lucro direto por sua economia atrapalhava outros setores da sociedade soviética, bem como, do mundo socialista no leste europeu.