Respostas
Resposta:
"A fome no Brasil é causada por diversos fatores, como as desigualdades socieconômicas e a pobreza, pelas crises política e econômica, pela distribuição desigual de alimentos no território nacional, pela ausência ou redução de políticas públicas voltadas ao combate à fome, pelo manejo inadequado dos recursos naturais e por outros fatores.
Causas naturais também estão associadas à fome, como secas severas e baixa disponibilidade hídrica.
Nos últimos anos, a crise econômica decorrente da pandemia de covid-19 aprofundou as desigualdades no país e causou um aumento no número de pessoas que convivem com a insegurança alimentar grave.
A fome afeta atualmente 33,1 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa lançada em 2022. É o equivalente a 15,5% da população. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas.
A subnutrição e a desnutrição são as principais consequências da fome, podendo causar doenças e levar até mesmo à morte."
Explicação:
"Causas da fome no Brasil"
"A fome no Brasil, caracterizada pela privação de alimentos a que uma parcela da população está submetida, é um fenômeno que remonta à formação social e econômica do território nacional. Dentre suas principais causas estão a desigualdade socioeconômica e a má distribuição de renda que caracteriza a população do país, sendo essas também as maiores causas da fome em um contexto mundial.
Trata-se de um problema estrutural marcado pela concentração de renda em um pequeno estrato ou grupo social, enquanto uma parcela ampla da população detém poucos recursos. Esse mesmo aspecto é um dos causadores de outros dois outros fenômenos, que são a pobreza e a insegurança alimentar."
"Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que cerca de 25% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza.|1| Mais recentemente, um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a parcela dos brasileiros que sobrevivem com uma renda mensal igual ou inferior a R$ 290 é de 13%, o que significa que 27,6 milhões de pessoas no Brasil vivem em uma situação de extrema pobreza.|2|
Outro motivo pelo qual a fome se faz presente no Brasil é a redução ou ausência de políticas públicas, elaboradas portanto pelo Estado, que têm como objetivo o combate à pobreza e à escassez de alimentos no país, as quais podem se voltar a áreas diversas, como a agricultura familiar (ou camponesa) e a transferência de renda, por exemplo.
As conjunturas econômica e política podem levar também a um agravamento da fome no país, especialmente quando há a ocorrência de crises em um ou ambos os setores. Em se tratando da estrutura econômica propriamente dita, o modelo de produção agroexportador que destina parte da produção ao mercado externo e a concentração fundiária também contribuem para a ampliação do problema.
Ainda em relação às causas antrópicas, podemos mencionar o manejo inadequado dos recursos naturais, como do solo e da água, e os elevados índices de desperdício de comida.
Em conjunto com os elementos apontados anteriormente, fatores de ordem natural também são responsáveis pelas causas da fome no Brasil, como os climas secos, longos períodos de estiagem (isto é, sem chuvas), que impedem ou dificultam a produção, e a ocorrência de pragas nas plantações ou doenças nos cultivos e criações, o que pode diminuir a produção de alimentos e elevar os preços dos produtos ao consumidor final."