A Guarda Nacional foi criada no ano de 1831 durante o período regencial. O grupo, formado por civis, tinha o objetivo de defender a constituição, a liberdade, a in- dependência e a integridade do império, uma vez que A o império brasileiro entraria em sua fase mais prós- pera, pois com a criação da Bill Aberdeen e o fim da escravidão, iria receber incentivo inglês para se tornar uma potência econômica na América do Sul. B com a greve do Exército, deflagrada pela abdicação do imperador D. Pedro I, os regentes do Império decidiram criar a Guarda Nacional para resguardar a proteção e a unidade do império, o qual estava em fase próspera. Ca Guarda Nacional iria servir a ricos e pobres, sem distinção, garantindo a segurança e a ordem pública. Da unidade do império poderia sofrer forte aba- lo com a recuada do Exército brasileiro diante da centralização empreendida por D. Pedro I, quando estava no poder. Não obstante, a criação da Guar- da Nacional visava também a anulação de qualquer revolta separatista no Império. E a Guarda Nacional fora criada com o objetivo de preservar a integridade do Império contra qualquer ataque de nações proveniente do leste europeu.
Respostas
Resposta:
Resposta correta é a opção D
Explicação:
Com a abdicação de Dom Pedro |, seu filho, sucessor ao trono, não poderia assumir o governo por ainda não possuir maior idade.
O governo de Dom Pedro I ficou marcado pela centralização do poder, um perfil exercido com emprego de autoritarismo. As relações entre a coroa portuguesa e o Brasil no governo de Dom Pedro I também foi marcada por vários capítulos conflituosos. O cenário de tensão crescente levou o então Imperador Dom Pedro I a abdicar do trono brasileiro em abril de 1831.
A constituição de 1824 possui artigos que viabilizaram a criação de um governo de transição, pois o príncipe Pedro de Alcântara, futuramente Dom Pedro II, possuía 5 anos e até que alcançasse 18 anos, o Brasil seria governado por um regente.
O governo regente criou então um tipo de milícia armada, formada por apenas membros, descendentes da elite, não havia participação de populares, o objetivo era criar um força que de defesa que não pudesse alimentar possíveis novas revoltas. Essa força foi batizada de Guarda Nacional, formada por cidadãos ativos”, brasileiros, que possuíam amplos direitos políticos com idade entre 21 e 60 anos. O contexto e natureza do deixa claro o papel da Guarda Nacional, que é o de sufocar qualquer movimento insurgente que desinteressa a estabilidade do recém governo instaurado visto que outras forças armadas já estavam politicamente e institucionalmente fragilizadas. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional.
#fimPrimeiroReinado #PeríodoRegencial #agostoDe1831 #GuardaNacional