Leia o texto e analise a imagem abaixo: "Não deixarei de dizer, entre meus preceitos, uma nova invenção de teoria, ainda que pareça mesquinha e quase ridícula, porque ela é muito apropriada e muito útil para predispor o espírito às mais variadas invenções. Eis do que se trata: se você olha certos muros cobertos de manchas e construídos com pedras mescladas, supondo que tenha de fazer alguma obra, poderá ver sobre esse muro os simulacros de países diversos, com suas montanhas, seus rios, suas rochas, suas árvores, suas lendas, os grandes vales, as colinas e outros aspectos diversos. Poderá ver nele batalhas e vivos acontecimentos de figuras, rostos estranhos, roupas e mil coisas mais que poderá reduzir a formas precisas e úteis." (Tratado dela pintura, Leonardo da Vinci). Disponivel em. . Acesso ere: 8 set, 2020. A Última Ceia de Leonardo da Vinci (1452-1519), é considerada uma obra-prima do renascimento, pois:
(A) elabora uma composição em que cada figura apresenta independência na cena, de modo que podem ser consideradas estáticas com relação ao conjunto.
(B) apresenta a incidência de corpos bidimensionais, indicados pelos efeitos das técnicas do claro-escuro e sfumato.
(C) retrata a irregularidade da cena, pela falta de simetria e descompasso das figuras com relação ao conjunto.
(D) evidencia o caráter religioso que dominou os cânones da arte renascentista.
(E) utiliza da perspectiva científica e do ponto de fuga para a elaboração do espaço arquitetural da pintura, evidenciando o recurso da geometria para a produção da obra.
alguém sabe a resposta ?
Respostas
Resposta: Creio que a resposta certa é:
B) Apresenta a incidência de corpos bidimensionais, indicando pelos efeito das técnicas do claro-escuro e sfumato.
Explicação:
Trecho do livro história da arte: Pré-história à Idade Média fornecido pela universidade UNIASSELVI
A obra Santa Ceia foi pintada na parede de fundo da Igreja Santa Maria dele Grazi e mostra o momento em que Jesus anuncia que será traído por um de seus discípulos.
A partir da visualização da imagem é possível perceber que, nesse momento, os discípulos reagem com expressão e movimento diversos.
Outro ponto a se destacar é a impressão de profundidade e a claridade vista no lado direito. O artista dominou o jogo de luz e sombra.
Trecho retirado do site: história das artes
Sfumato vem do italiano “sfumare”, que significa “de tom baixo” ou “evaporar como fumaça”. Sfumato foi uma técnica desenvolvida por Leonardo da Vinci, em que ele conseguia reproduzir com fidelidade a textura da pele humana, através de uma série de camadas de tinta que davam um efeito de esfumaçado.
A imagem foi retirado do site: istoe