• Matéria: História
  • Autor: usakura320
  • Perguntado 3 anos atrás

Por favor gente me ajudem nesse resumo, amanhã e meu aniversário, me ajudando a fazer esse resumo será como um presente para mim. Não tenho como os retribuir com dinheiro, pois sou pobre e nem se quer ter conta bancaria, mas os darei pontos, sinto muito se for pouco. Aos que me ajudar tenho a dizer obrigado que Deus os abençoe..... Deixarei embaixo um roteiro para ajudar-vos na elaboração do resumo.


Roteiro de questões para elaboração do resumo: "Era Vargas"


1. Principais grupos sociais que constituíam a população brasileira nos grandes centros urbanos e das regiões do interior do país.


2. Crises que provocaram o enfraquecimento político das oligarquias rurais e principais transformações na sociedade brasileira a partir do "golpe de estado de 1930".


3. Críticas e reivindicações que mobilizaram a eclosão do movimento tenentista e principais estratégias da Coluna Prestes.


4. Principais mudanças sociais implantadas a partir da

"Constituição Federal de 1930".


5. Proposições defendidas pela ANL e desdobramentos da mobilização política do grupo.


6. Processos que deflagraram o estabelecimento do Estado novo em 1937.


(A) razões apontadas por Getúlio Vargas para implementar o novo regime.


(B) Principais mudanças na estrutura e organização política do Brasil no período compreendido entre "1937 a 1945".


(C) Avanço nos direitos trabalhistas com a implementação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) a partir de 1943.


(D) Desdobramentos do Trabalhismo.


(E) Avanços na economia com ênfase nos processos de industrialização.


(F) Importância dos meios de comunicação na consolidação da imagem positiva getulista


ayllaenny: qual é o nome do resumo
ayllaenny: A e parabéns
usakura320: Era vargas
usakura320: obg <3

Respostas

respondido por: nataliafransantos
0

1)Os principais grupos sociais da população brasileira no interior do país era formado pelos camponeses, trabalhadores braçais e grandes proprietários de terras.

Nas cidades estavam os operários assalariados, os profissionais liberais, empresários e comerciantes. Havia também os grupos políticos de apoio e oposição a Vargas.

2)As crises que provocaram o enfraquecimento das oligarquias locais foram a Crise de 29 e uma crise interna marcada pelo rompimento da política do Café-com-Leite, que resultou em um evento conhecido como Revolução de 1930.

3)As críticas e reivindicações do movimento tenentista podem ser associadas ao desejo pelo fim do domínio das oligarquias. Havia vontade de acabar com a Política-do-Café-com-Leite e como todo o esquema político de corrupção que estava presente em todo o país.

As principais estratégias da Coluna Prestes era a de percorrer o interior país tentando conscientizar as pessoas sobre as reformas políticas necessárias para o Brasil, na tentativa de conseguir mais adeptos para o movimento.

4)Não houve a implantação de uma Constituição Federal de 1930. Após a ascensão de Vargas ao poder, o novo presidente governou o Brasil de maneira provisória através de decretos.

A primeira Constituição, durante o período em que Vargas esteve no poder, só se seria promulgada no ano de 1934. Essa nova carta constitucional instituiu o voto feminino, estabeleceu o ensino primário obrigatório gratuito e as medidas trabalhistas que já haviam sido adotadas pelo governo foram reunidas como o aposentadoria, férias e oito horas diárias de trabalho.

5)As proposições defendidas pela ANL eram era a defesa de uma revolução democrática nacionalista, onde não haveria o pagamento da dívida externa, confisco das grandes propriedades de terras e distribuição delas para as famílias camponesas.

Essas ideias conseguiram um grande número de adeptos em pouco tempo, o que fez com que o governo de Getúlio Vargas realizasse a proibição de sua existência.

6)Os processos que deflagraram o estabelecimento do Estado Novo, estão ligados ao temor do governo de que a oligarquia paulista pudesse voltar ao poder.

a)As razões apontadas por Vargas para estabelecer um novo regime está relacionada a um suposto plano comunista de tomar o poder no Brasil, que ficou conhecido como Plano Cohen. Esse era um plano falso para a permanência de Vargas no poder, através do estabelecimento de uma ditadura.

b)As principais mudanças na estrutura política do Brasil foram a implantação de um regime político ditatorial, onde Vargas perseguiu a oposição e passou a limitar os direitos políticos e civis, além da adoção de uma política de censura aos meios de comunicação.

c)A Consolidação das Leis de 1943, reunia todos os direitos que o governo tinha concedido aos trabalhadores desde o início da Era Vargas. A concessão desses direitos, na realidade fazia parte de uma série de reivindicações pelas quais os trabalhadores sempre lutaram.

d)As consequências do trabalhismo é que as ações do governo resultaram em uma série de leis que concederam diretos aos trabalhadores, além disso, o trabalho passou a ter um caráter positivo, o que não era observado nos governos anteriores.

e)A economia brasileira teve significativo crescimento durante a Era Vargas a partir do incentivo do Estado à industrialização e da valorização da produção realizada pela indústria nacional.

f)Os meios de comunicação eram utilizados para enaltecer a figura do presidente. O rádio era utilizado como o principal meio de comunicação para divulgar as políticas nacionais e para marcar a proximidade entre o presidente e os trabalhadores.

A Era Vargas

A Era Vargas é um período da história do Brasil que se estende do ano de 1930 a 1945. Getúlio Vargas voltaria a governar o Brasil no ano de 1951, através de eleições diretas.

O período em que Getúlio Vargas governou o Brasil é considerado um dos mais importantes da história do Brasil, devido ao contexto mundial da época, marcado pela Crise de 29, ascensão de regimes totalitários na Europa, pelo desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial e pela adoção de uma série de medidas que não tinha sido adotadas por governos anteriores.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Era Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/25292228

#SPJ1

Anexos:

ayllaenny: Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas. Nesse período da história brasileira, o poder esteve centralizado em Getúlio Vargas, que assumiu como presidente do Brasil após o movimento que depôs Washington Luís da presidência.
ayllaenny: Pronto desculpa eu não ter mandado antes thal
Perguntas similares