A fase pré-teste refere-se às situações que antecedem a execução do teste e é específica para cada infecção investigada. Como deve ser a abordagem na pré-testagem para o HIV?
Escolha uma:
a. Pergunte se a pessoa já é vacinada para HIV. Informe que essa vacina pode interferir no teste, apresentando resultado falso positivo.
b. Pergunte se a pessoa teve uma exposição de risco nas últimas 72 horas. Nesses casos informe que existe no Brasil o protocolo para Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
c. Pergunte se a pessoa já é vacinada para hepatite C. Informe que as pessoas que receberam essa vacina apresentam menor risco de se infectar com com HIV.
d. Pergunte se a pessoa teve uma exposição de risco nas duas últimas semanas. Nesses casos informe sobre o protocolo para Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que deve ser aplicado preferencialmente após 10 dias de exposição, quando já existe viremia.
RESPOSTA LETRA B
Respostas
A abordagem para pré-testagem para o HIV é perguntar se a pessoa teve uma exposição de risco nas últimas 72h. Nesses casos, informar que existe a PEP.
Alternativa correta letra: B.
Como interpretar a pré-testagem na população em risco de HIV?
A) Não existe vacinação para o HIV.
Alternativa incorreta.
B) A profilaxia pós-exposição (PEP) possui uma janela terapêutica para conter a viremia de até 72 horas (alguns autores indicam a utilização em até 96 horas mas com desfecho menos positivo).
Alternativa correta.
C) A pessoa já vacinada para hepatite C possui menor risco para adquirir esta doença, anda que tenha o HIV.
Mas a vacina da hepatite C não diminui o risco de contrair o HIV por serem vírus diferentes com fisiopatologias diferentes.
Alternativa incorreta.
D) A janela terapêutica da PEP é de 72 horas.
Alternativa incorreta.
Veja mais sobre Atenção Básica em:
brainly.com.br/tarefa/49619988
#SPJ1