Respostas
➪ É um fenômeno pelo qual um metal atingido por radiação de luz ( ou ultravioleta ) emite elétrons. O fenômeno tem algumas características que não podem ser explicadas com o eletromagnetismo clássico, enquanto podem ser explicadas assumindo que a luz tem uma natureza corpuscular. É de fato um dos fenômenos que de alguma forma levaram os físicos a introduzir fótons.
As características do efeito fotoelétrico que não podem ser explicadas do ponto de vista do eletromagnetismo clássico são ( eu listo apenas algumas para não me alongar ):
- ➪ O metal emite elétrons somente se a frequência da radiação incidente for maior que um determinado limiar ( diferente de acordo com o metal ); por outro lado, a intensidade da luz para a ativação do efeito fotoelétrico não é determinante.
- ➪ A energia dos elétrons emitidos não depende da intensidade da luz incidente, mas da frequência da luz. A intensidade da luz, por outro lado, afeta o número de elétrons emitidos pelo metal.
O eletromagnetismo clássico prevê que os elétrons devem ter energia dependendo da intensidade do campo elétrico incidente, portanto, dependendo da intensidade da luz. Por outro lado, a teoria corpuscular da luz, que vê a energia dos fótons proporcional à sua frequência, explica bem o fenômeno, com todas as suas características.
❒ Mais sobre efeito fotoelétrico:
➥ https://brainly.com.br/tarefa/11348848