Respostas
Os sintomas da meningite C surgem dentro de poucos dias após a exposição do organismo à bactéria Neisseria meningitidis. Incluem: Febre alta (acima de 38ºC); Forte dor de cabeça; Rigidez na nuca; Fotofobia; Dor de garganta; Pressão intracraniana; Sonolência; Sensação de confusão mental; Náuseas; Irritabilidade; Perda de apetite; Letargia; Manchas vermelhas na pele; Convulsões.
Resposta:
Sintomas e complicações da meningite:
Dor de cabeça e na nuca
Rigidez no pescoço
Febre
Vômito
Confusão mental
Gangrena de pés, pernas, braços e mãos
Paralisia
Surdez
Explicação:
Um dos principais subtipos dessa infecção é a meningite meningocócica. Ela é deflagrada por diferentes sorotipos da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo. Esses subtipos são: A, B, C, W e Y. Hoje em dia, todos podem ser evitados com vacinas.
Outras bactérias também desencadeiam a meningite. Estamos falando de micro-organismos como Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenza tipo B, que também são afastados por meio da vacinação.
Até certos vírus têm potencial de invadir o cérebro e atacar as meninges. Porém, em geral esses casos são menos graves. Já os fungos que causam a enfermidade são tão graves quanto as bactérias – ainda bem que esse tipo de quadro é raro.