Respostas
Simón Bolívar caracteriza os indígenas como gentis, dóceis e nada ambiciosos quando comparados aos não indígenas, isso porque as tribos se fundamentam a partir de leis que determinam a igualdade entre todos os membros, diferente do que ocorre nas cidades, por exemplo.
Os indígenas para Símon Bolívar
Tal caracterização faz parte de uma carta redigida por um dos maiores nomes da luta pela emancipação da América Espanhola, tentando, assim, convencer os europeus acerca da dignidade dos povos nativos, uma vez, drasticamente prejudicados pelas gestões ibéricas, tendo em vista as ambições territoriais e econômicas desses colonizadores.
Simón oferece comparações acerca do estilo de vida indígena e o estilo de vida dos colonizadores, quebrando parâmetros de inferioridade, ressaltando que se tratam de povos com aspirações políticas e econômicas diferentes, onde os indígenas se mostravam muito mais dispostos a viver em paz do que os brancos, já que faziam valer o princípio da equidade em suas organizações.
Segue o texto em estudo:
O índio é de um caráter tão dócil que unicamente deseja o repouso e a solidão: não aspira sequer a acaudilhar sua tribo, muito menos a dominar as estranhas. Felizmente esta espécie de homens é a que menos reclama a preponderância, ainda que seu número exceda à soma de outros habitantes. Esta parte da população americana é uma espécie de barreira a conter os demais partidos: ela não pretende a autoridade, porque não a ambiciona nem se crê com aptidões para exercê-la, contando-se com a sua paz, sua terra e sua família. O índio é amigo de todos porque as leis não estabeleceram a desigualdade entre eles e porque, para obter as mesmas dignidades de fortuna e honra que concedem os governos não há necessidade de recorrer a outros meios que o trabalho e o saber, aspirações que eles odeiam mais do que podem desejar as graças.
Mais sobre a caracterização dos indígenas por parte de Simón Bolívar: brainly.com.br/tarefa/24515387
#SPJ11