O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) participou nesta segunda-feira (03) da solenidade de retomada dos trabalhos em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná e fez um balanço do primeiro ano da administração. “Foi a maior reforma administrativa desde a época do ex-governador Ney Braga”, disse. Com um discurso liberal, o governador falou em diminuir a máquina e privatização. “Não queremos um Estado que atrapalha. Queremos um Estado que resolva”, afirmou. Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos: ▪ Modelo Gerencial ▪ Patrimonialismo
Respostas
Resposta:Patrimonialista
O patrimonialismo se trata de uma forma de dominação tradicional. A dominação tradicional, por sua vez, é definida pela crença na tradição, ou seja, as leis são o conjunto de costumes de determinada sociedade e quem as determina são os membros de uma linhagem que dispõe do poder.
O patrimonialismo se traduz nas relações pessoais que definem quem será responsável pelas atividades/cargos administrativos. Ou seja, há uma profunda confusão entre o que é público e o que é privado.
Para exemplificar, no Estado monárquico – em que o poder é centralizado na figura do rei – são os auxiliares do rei (nobres) que possuem o controle dos meios administrativos.
Gerencial
O modelo gerencial da administração pública vem sendo discutido nas últimas décadas, a fim de superar o “engessamento” provocado pela burocratização. Trata-se de um modelo normativo (baseado em leis), que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública.
O modo de atuação do modelo gerencial parte da definição clara de quais são os objetivos da administração pública, além de prezar pela autonomia dos gestores e funcionários públicos. Outro ponto importante é a flexibilização e descentralização da gestão, reduzindo os níveis hierárquicos que marcam o modelo burocrático.
A proposta é que o modelo gerencial incentive e internalize na rotina da administração pública procedimentos que levem em consideração a atuação coletiva (diferentes agentes sociais) na elaboração de políticas públicas e a participação social nos processos de tomada de decisão. Além disso, é desejável a competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas a fim de garantir a prestação de serviços com maior qualidade.
Explicação:
A dissertação é um gênero textual onde o autor deve usar a exposição de dados, exemplos e citações e a argumentação para defender uma tese.
A dissertação
O objetivo dos textos dissertativos é persuadir o leitor sobre um ponto de vista do autor usando a habilidade de argumentação.
A estrutura da dissertação inclui:
- Introdução: apresentação e contextualização de ideias de maneira resumida no primeiro parágrafo do texto para despertar o interesse do leitor.
- Desenvolvimento: usar cada parágrafo para defender um argumento.
- Conclusão: encerramento da dissertação no último parágrafo do texto. O ideal é recapitular o tema e os argumentos utilizados na dissertação e apresentar uma solução para o problema apresentado.
Dissertação expositiva x argumentativa
O principal objetivo da dissertação expositiva é apresentar dados, pesquisas, exemplos e informações sobre um determinado assunto, ou seja, apenas expor elementos que compõem uma ideia, sem posicionamento. Já a dissertação argumentativa tem como base a defesa de uma tese utilizando elementos expositivos em defesa de uma opinião.
Leia mais sobre textos dissertativos: https://brainly.com.br/tarefa/40391371
#SPJ2