Como se pode observar, ao distinguir corpo e espirito, Descartes atribui um valor diferente para cada um deles. Ao caracteriza-los, aponta que o corpo humano se identifica com os demais corpos do universo: é extenso, movimenta-se e pode ser explicado mecanicamente. Já a alma ou o espírito é a essência do ser humano e, diferentemente dos outros corpos, é inextensa e indivisível.
ANDERY, Maria Amália, et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 4 ed. Garamond, Rio de Janeiro, 2014.
De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sentidos, obtidos a partir do contato com as coisas do mundo, e as sensações, são enganos ou ilusões.
II. O ceticismo cartesiano afirma que não há relação entre mente e corpo, portanto, o que acontecia na mente não se referia ao corpo.
II. O que move o desejo do filósofo francês de conhecer o caminho da verdade e de estabelecer algo sólido nas ciências, é o caminho da dúvida, ou seja, metódico, sistemático e irrefutável.
IV. A mente se relaciona com o cérebro e juntos organiza as experiências que temos em relação às coisas, de modo que elas pareçam unificadas e conscientes em relação ao mundo que experimentam.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
III e IV alternativa 3
Explicação:
o corpo tem relação com o espírito sim, dependendo da matéria espiritual.
DriDri17:
Na visão cartesiana não, para ele os sentidos são enganosos, a mente existe independentemente da existência do corpo e sim, ele seguiu pelo caminho da dúvida, duvidando até de sua existência.
respondido por:
1
Resposta: alternativa III e IV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás