• Matéria: Psicologia
  • Autor: yedaguedes26
  • Perguntado 3 anos atrás

A relação estabelecida entre o psicólogo e o cliente no processo terapêutico é envolta pela empatia, em que a atenção do "eu" (psicólogo), ao sentir o "outro" (cliente), é essencial. Mas, mesmo dentro dessa essência, existem particularidades que atendem aos princípios inerentes a cada uma das abordagens teóricas da psicologia. Com relação à psicanálise, há o analista e o analisando (cliente), e a relação estabelecida no processo terapêutico tem a indicação de três perspectivas, que representam o aprofundamento da intervenção psicanalítica. Descrição da imagem não disponível


Uma vez que sua temática é o setting terapêutico, que aspectos você irá ressaltar ao considerar que o atendimento psicoterápico também seria realizado de modo virtual?

Respostas

respondido por: mandavidal71
0

Resposta:

Explicação: No primeiro momento, realizaria o registro dos aspectos essenciais relacionados ao setting terapêutico, ao considerar os preceitos de Winnicott, em que a questão da empatia representa um fator terapêutico. Além disso, o reforço de que o setting terapêutico deve transparecer um sentimento de confiança entre o psicólogo/analista e o cliente/analisando, não havendo o receio de compartilhar as angústias e dores presentes.

Já sobre a perspectiva do atendimento psicoterápico virtual, seria de que fosse possível todos manterem o mesmo princípio de realização dessa interação mediada pelo computador/notebook/telefone celular, tendo em consideração a permanência física em um local tranquilo, sigiloso, organizado e com o comprometimento em manter os sentidos atentos ao cliente. Seria importante reforçar que o espaço da clínica atende a esses aspectos e que, salvo algum contratempo, todos pudessem usufruir da estrutura já existente.

Perguntas similares