Sobre a Revolução Gloriosa, considere o texto a seguir:
“Diferentemente dos cientistas naturais que podem demonstrar suas descobertas de maneira conclusiva reproduzindo seus experimentos, os historiadores atuam no mundo das impressões, que podem ou não convencer os seus leitores, e não podem jamais ser demonstradas sem a sombra de uma dúvida. Assim, enquanto os primeiros ampliam e fundam verdades estabelecidas, os últimos continuam a revisá-las.
[...]
A Revolução de 1688 não foi precipitada por inquietação social ou alguma crise econômica, e por isso não se enquadra nos critérios convencionais das revoluções, razão pela qual alguns historiadores revisionistas negam que ela tenha sido algo mais do que um golpe palaciano.”
BURKE, Edmund. A Inglaterra e o nascimento da democracia parlamentar. In: PIPES, Richard. Propriedade e liberdade. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 182
Tendo como base o texto anterior, avalie as afirmações a seguir:
I. Há vertentes historiográficas que apontam a Revolução Gloriosa como um golpe palaciano.
II. Há comprovações das ciências naturais que atestam o caráter burguês da revolução gloriosa de 1688.
III. A História Moderna, assim como todos os períodos históricos, não foi construída por meio de ciências exatas, mas sim por interpretações e impressões da realidade.
IV. Dentro da análise da história inglesa há um consenso entre os escritos historiográficos, tendo em vista que podemos afirmar que a causa da revolução foi primordialmente econômica.
Marque a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
O gabarito da questão se encontra na alternativa 3. Jaime II rei da Inglaterra sofreu a revolução, pois ele defendia abertamente o absolutismo, além de ser um rei católico sendo que o anglicanismo e outras religiões protestantes já estavam consolidadas no Reino Unido. Todos esses fatores dificultaram a estabilidade de seu governo que culminou na Revolução Gloriosa
O que foi a Revolução Gloriosa
A revolução gloriosa foi liderada pelo Parlamento inglês e o príncipe Guilherme de Orange contra ideais absolutistas e proteção a igreja católica defendidas por Jaime II.
Sem sustentação política Jaime II, acaba sendo derrotado na Batalha de Boyne e foge para a França. Enquanto Guilherme de Orange invade a Inglaterra com apoio do exército e do parlamento
Consequências da Revolução:
- A Igreja anglicana se torna a igreja do Estado
- Os representantes da Igreja Católica foram afastados de cargos públicos
- O governo passa a não aceitar outras religiões protestantes
- Surge a monarquia parlamentar que limita o poder do rei
- Criação do Bills of Rights (Declaração dos Direitos)
Leia mais sobre Revolução Gloriosa em: brainly.com.br/tarefa/25712470
#SPJ1