• Matéria: História
  • Autor: luanaangelica95
  • Perguntado 3 anos atrás

Acerca da filosofia medieval, considere o texto a seguir:

“Confesso que tenho sérias dificuldades em rotular como sendo um período de trevas uma época em que, inegavelmente, houve um grande cuidado com a elaboração de um pensamento rigoroso e bem fundamentado; um período em que pudemos ver a beleza e engenhosidade arquitetônica das grandes catedrais; um período em que foram compostas obras de grande significado filosófico, teológico e literário – basta lembrar da Suma Teológica de Tomás de Aquino ou de A Divina Comédia de Dante–; um período que assiste ao surgimento e consolidação das universidades com seus debates acadêmicos e vasta produção intelectual e, at least, but not last, como não referir São Francisco de Assis, eleito pela revista norte-americana Times como o homem do milênio, dada sua vida despojada e inteiramente devotada aos mais desvalidos e excluídos do convívio social? Tais exemplos nos advertem que não só trevas povoaram o medievo.”

VASCONCELOS, Manoel. Filosofia Medieval: uma breve introdução. Pelotas: Nepfil, 2014, p. 09

O excerto anterior nos rende muitos exemplos de nomes que compuseram o quadro de pensadores da filosofia medieval, assim como elenca as formas de produção do conhecimento do período. Diante do que foi lido, marque a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O pensamento filosófico medieval era exclusivamente religioso e, portanto, todas as obras escritas durante o período foram produzidas exclusivamente por clérigos.

Alternativa 2:
O texto em questão deixa em evidência o obscurantismo do período medieval e suas produções intelectuais, isto reforça a ideia de luzes que o Iluminismo inaugurou.

Alternativa 3:
De acordo com o excerto anterior, podemos concluir que o pensamento filosófico medieval era oposto as ideias cristãs, visto que prezava o conhecimento universitário e acadêmico.

Alternativa 4:
O pensamento filosófico medieval estava vinculado à religiosidade, visto que muitos religiosos eram os principais representantes deste conhecimento, ou as temáticas debatidas eram cristãs.

Alternativa 5:
A filosofia medieval foi exatamente igual a filosofia proposta pelos humanistas, isto é, tratava apenas de assuntos humanos, sempre muito rigorosos nos assuntos que tangem a razão antropocêntrica.


Anônimo: *ATIVIDADES*

9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣

**MAPAS ****

9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣

** ESTAGIOS**

9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣

**TODOS SEM PLAGIO **
*CORRIGIDOS*
**SOLICITE O SEU **

*ATIVIDADES*

9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣

**MAPAS ****

9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣

Respostas

respondido por: xmaggiemarquesx
13

Com base na filosofia medieval, sabe-se que o pensamento dos filósofos da época ainda estavam fortemente ligados a religiosidade, sendo assim, a maior parte das temáticas debatidas eram cristãs. Portanto, a alternativa 4 é a correta.

Características da Filosofia Medieval

  • O pensamento da época dava grande importância a Deus e Jesus Cristo, ainda preocupando-se em espalhar a ideologia cristã em seus questionamentos.
  • Foi criado no período medieval Universalidades e os pensamentos neoplatônicos, platônicos, aristotélicos e de padres católicos e santos foram retomados.
  • Pode-se dividir a filosofia medieval em duas vertentes: A escolástica, que era formada por teólogos e intelectuais e a Pastrística que era formada pela Igreja e os integrantes dela.

Entenda mais sobre Filosofia Medieval aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/21951240

#SPJ1

Anexos:

thiagorosacomercial: Sem duvida é a 4.
respondido por: elisangelab
5

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

Também concordo que o pensamento filosófico medieval estava ligado a religiosidade.

Perguntas similares