O sistema digestório divide-se em canal alimentar e em órgãos anexos. O canal alimentar é um conjunto de órgãos situados na cabeça, no pescoço, no tórax, no abdome e na pelve, pelos quais o alimento transita enquanto passa pelo processo de digestão. Desta forma, são considerados órgãos do sistema digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Considerando o estomago, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. O estomago é um órgão que faz parte dos órgãos da digestão. Sua principal função é realizar a digestão por meio de ações enzimáticas e movimentos circulares e peristálticos.
DESTA FORMA
II. A digestão química acontece, principalmente quando ingerimos alimentos mais “pesados” no processo digestivo, como alimentos ricos em gorduras.
Respostas
O estômago faz parte da digestão através da ação de enzimas e movimentos peristálticos e circulares. A digestão química ocorre com todos os macronutrientes. Assim a asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Como ocorre a digestão dos alimentos?
A digestão se inicia na boca com a quebra mecânica nos alimentos na mastigação e a ação das amilases salivares na quebra de amido.
No estômago há a ação da pepsina na quebra de proteínas e outras lipases na quebra de lipídeos, além dos movimentos circulares e peristálticos.
Ao chegar a primeira parte do intestino, o bolo alimentar formado recebe ação de diversas enzimas vindas do suco pancreático que irão quebrar essas moléculas em porções menores para sua absorção no duodeno, especialmente os carboidratos que iniciaram sua digestão química na boca.
A digestão química dos alimentos ocorre em muitos pontos ao longo do sistema digestório.
Saiba mais sobre estômago: https://brainly.com.br/tarefa/51289757
#SPJ2